top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Porto Alegre receberá concurso internacional de azeites de oliva


Olive Oil.jpg

Um dos pontos altos da primeira Feira Internacional de Negócios em Olivicultura (Finooliva 2014), que ocorre de 2 a 5 de setembro no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), será o Consurso Internacional de Azeites. O objetivo é que os produtores exponham seus produtos para abrir espaço para um maior incremento no comércio de azeites de alto valor agregado, com preços diretamente proporcionais a essa qualidade.

A organização do concurso está a cargo do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal), entidade portuguesa co-promotora da feira juntamente com a Associação Rio-Grandense de Olivicultores (Argos). Segundo o diretor técnico do Cepaal, Henrique Herculano, o concurso se constitui em uma das iniciativas centrais do evento, na medida em que foca as atenções do público e dos profissionais no elemento essencial da olivicultura. "Esta competição irá juntar dezenas de azeites de várias origens, de Brasil a Portugal, passando por Peru, Chile, Argentina, Espanha e Turquia", salienta.

Herculano observa que os atributos exigidos para um azeite premiado passam por sensações intensas de azeitona fresca, verde ou madura, e de outros frutos, como maçã ou banana, e pelo equilibrio entre os atributos de doce, amargo e picante, e as sensações de frutado. "Igualmente importante é o número de atributos presentes e a forma como estes de conjugam. Em suma, esta iniciativa visa distinguir azeites que se podem considerar verdadeiras preciosidades ao nível sensorial e gastronómico, e de distingui-los aos olhos do setor e, mais importante ainda, aos olhos do consumidor", explica.

Para o público geral, será oferecida a possibilidade de provar, avaliar, conhecer e tirar suas conclusões sobre todos os azeites e azeitonas que irão participar da feira, em uma interação produtores, produtos e consumidores. Informações podem ser obtidas no site www.fino2014.com.br.

bottom of page