top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ministro da Agricultura monta em cavalo Crioulo na Expointer


IMG_1263_-_Crédito_Everton_Sousa-Divulgação_ABCCC.jpg

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller (PMDB), chegou à Expointer empunhando a rédea de um dos produtos que movimentou as mais altas cifras da feira. Montando uma égua Crioula, Geller circulou entre as pistas de julgamento do parque Assis Brasil, em Esteio (RS), no início da tarde desta quarta-feira, 4 de setembro, e falou a respeito do atual momento da raça no contexto nacional do agronegócio.

Recém chegado de uma viagem ao Irã e ao Egito, onde foi negociar o fim do embargo às importações de carne bovina do Mato Grosso, o político cumpriu agenda na feira acompanhado do secretário de Agricultura do RS, Cláudio Fioreze, e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Tibério da Rocha.

Natural de Selbach, no Rio Grande do Sul, o ministro sentiu-se a vontade sobre a sela da vencedora do Freio de Ouro em 2012 e Freio de Bronze nesse ano, Sananduva do Salton. “Me lembrei das minhas origens quando lá na década de 70, menino ainda com cinco ou seis anos de idade, já cavalgava aqui pelos campos do Rio Grande do Sul. Montei num animal realmente extraordinário, é muito bom isso, é realmente uma experiência que eu volto a exercitar com bastante alegria”, diz.

Geller ainda falou do otimismo em relação ao atual momento da raça que, segundo os números levantados até o momento, deverá ser novamente a recordista em comercialização da feira e elogiou o trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).“O cavalo Crioulo é uma relíquia do povo gaúcho. É um orgulho para nós brasileiros, essa associação que tanto faz pela produção nacional através do cavalo Crioulo, isso é muito importante, então estão de parabéns, e eu estou muito animado”.

Fioreze também destacou a importância da raça para a Expointer e o pioneirismo da ABCCC em encabeçar a proposta de reestruturação do parque. “O cavalo Crioulo tem grande importância histórica e cultural para o Rio Grande do Sul e uma liderança consolidada há anos na comercialização de animais na Expointer. A ABCCC está de parabéns pela visão estratégica no processo de modernização do parque, o que certamente irá alavancar ainda mais a projeção da raça no cenário do agronegócio nacional, no qual já tem um desempenho espetacular”.

Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

Fotos: Everton Souza/ABCCC/Divulgação

Sonora: Neri Geller

https://soundcloud.com/agroeffective/neri-geller-cavalo-crioulo

bottom of page