top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Freios Jovem e do Proprietário definem campeões


1 juven masc.JPG

Depois de três dias, foram definidos os grandes campeões dos Freios Jovem e do Proprietário. Foram momentos de disputas acirradas entre os competidores, que mostraram preparo e habilidade em pista que surpreenderam os jurados.

Na categoria infantil feminina, a vencedora foi Emile dos Santos Gomes, montando OEA Palheiro. Ela liderou a prova desde o primeiro dia da competição. Emile já havia vencido o Freio Jovem nos dois anos seguintes e comemorou o tricampeonato. "É uma coisa muito boa. O ano todo ando correndo para chegar aqui e ganhar. Trabalhei bastante. Foi muito legal", diz.

Na infantil masculina, o vencedor foi Carlos Augusto Falcão Filho, que montou THM Doçura. Tanto o ginete quanto a égua repetiram a dose do ano anterior, quando também foram campeões. "É muito bom. Treinei bastante. É uma égua muito boa, mas nervosa. Foi difícil mas fiquei feliz", comenta.

Já na juvenil feminina, Amanda de Moura Quadros ganhou o bicampeonato com RZ Trigueño da Carapuça. Ela conta que esta foi uma prova de superação. "Essa é a quinta conquista e é o bicampeonato com essa égua. Eu não esperava, porque me machuquei e fiquei três semanas sem montar. Treinei só sete dias antes da final. Foi mais do que eu esperava", explica.

E na juvenil masculina, Nathan de Vasconcelos Valadão levou a melhor montando General da Villa da Rainha. No futuro, espera estar disputando lado a lado com os grandes ginetes uma final do Freio de Ouro. "Tive a ajuda do meu pai para treinar o cavalo e foi muito bom ganhar o Freio Jovem. Foi muito competitivo e tivemos cavalos bons", analisa.

Para o coordenador da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Gularte Sarmento, muitos dos jovens que entraram em pista têm futuro potencial para se tornarem grandes ginetes no futuro. "A cada ano que passa os competidores estão cada vez melhor. Os ginetes tem cada vez mais o apoio da família e treinamento dos ginetes profissionais", salienta.

Freio do Proprietário

Bastante emocionado, Anthero Sarmento, que conquistou o primeiro lugar da categoria Master com Harmonia Trovador, mal conseguia conter a alegria em sair da pista de Esteio com tantas vitórias. E não era apenas da conquista do primeiro e terceiro lugares de que ele estava falando, mas também da filha, Alice Borges Ferreira, que no comando de Trinta e Três Curanto ficou na terceira posição no Amador. “Levamos 50% do pódio. É um projeto que tenho e temos treinadores excelentes. Mas a nossa peculiaridade é de que nós mesmos montamos nossos cavalos”, salienta.

Depois de ter ganho duas vezes antes da modalidade se tornar oficial, a primeira vitória de Vinícius Dal Piva da Silva com Debochado do Iguariaçá veio em 2014 na Amador. O conjunto que já havia se saído bem no ano passado, mas devido a uma lesão o garanhão teve seu desempenho comprometido na edição anterior. Totalmente recuperado, neste ano o macho conseguiu mostrar o seu melhor e o resultado não poderia ser diferente, o lugar mais alto do pódio. “Este ano ele veio são e desde o início da primeira fase desempenhou bem seu papel. E isso só tem a engrandecer a minha equipe e minha família”, comemora Silva.

Conforme o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Cléber Luiz Goularte da Silva, os competidores estão cada vez mais preparados e a disputa que ocorreu em pista só reafirmou o sucesso da modalidade. "Este ciclo em termos de evolução foi a maior que já teve. Tivemos uma grande disputa com grande alternância de posições e isso mostra o crescimento do preparo do proprietário", ressalta.

Confira os resultados

Freio Jovem

Infantil Feminina

1º lugar - Emile dos Santos montando OEA Palheiro

Infantil Masculina

1º lugar - Carlos Augusto Falcão Filho montando THM Doçura

Juvenil Feminina

1º lugar - Amanda de Moura Quadros montando RZ Trigueño da Carapuça

Juvenil Masculina

1º lugar - Nathan de Vasconcelos Valadão montando General da Villa da Rainha

Aspirante Feminina

1º lugar - Calínthia Cunha montando Dom Faceiro do Refugiado

Aspirante Masculina

1º lugar - Matheus Porto montando Hulck do Mano a Mano

Freio do Proprietário

Amador

1º Lugar - Vinícius Dal Piva da Silva montando Debochado do Iguariaçá.

Master

1º Lugar - Anthero Sarmento montando Harmonia Trovador

Fotos: Everton Souza/ABCCC/Divulgação

Sonoras

Manuel Gularte Sarmento

https://soundcloud.com/agroeffective/manuel-gularte-sarmento-freio-jovem

Cléber Luiz Goularte da Silva

https://soundcloud.com/agroeffective/cleber-luiz-goularte-da-silva-freio-do-proprietario

bottom of page