top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Argentina abre ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro


Os oito primeiros classificados para a grande final do Freio de Ouro já serão conhecidos nesta semana. A primeira seletiva será realizada de 4 a 6 de fevereiro em Córdoba, na Argentina, cidade localizada a 700 quilômetros da capital Buenos Aires. O evento, que ocorre dentro da Exposición Otoño em Jesús María 2015 e que também define os campeões nacionais da modalidade, foi antecipado devido à realização da Exposição da Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), que ocorre no mês de março no país.

E a expectativa de brasileiros e argentinos é grande para a competição. Segundo o presidente da comissão do Freio de Ouro da Argentina, Turmo Schaffner, há um crescimento o interesse dos criadores do país na prova. "O criador argentino gosta do teste de desafio proposto e fica orgulhoso quando se consagra com o melhor cavalo. Os argentinos gostam de bons cavalos e por isso sempre se destacam na criação", observa.

Esta evolução é esperada pelos jurados brasileiros que vão para avaliar a prova. Para Rodrigo Py, que será um dos responsáveis pelo julgamento juntamente com Jorge Rosas Demiate Júnior e o argentino Carlos Cattani, a prova, que começou com muita restrição no país, hoje é uma realidade. "Os grandes criadores estão incorporando o circuito. A expectativa é que possamos constatar mais um ano de evolução do Freio de Ouro na Argentina, tanto em qualidade quanto em quantidade. Eles estão conseguindo uma renovação e qualificação de mão de obra especialmente de ginetes", salienta.

Córdoba irá sediar ainda, uma Concentração Morfológica, cujos melhores exemplares argentinos estarão classificados para disputar a Exposição da FICCC.

Confira a programação

4 de fevereiro de 2015 (quarta-feira)

8h – Admissão

14h30min – Morfologia/Andaduras

5 de fevereiro de 2015 (quinta-feira)

10h30min – Mangueira

12h30min – Prova de Campo

6 de fevereiro de 2015 (sexta-feira)

16h30min – Mangueira II

17h30min – Bayard Sarmento/Prova de Campo II

Foto (Golilla Guasito - Vencedor dos machos em 2014): Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page