• AgroEffective/Federarroz

Tudo pronto para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz


A área do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS) está pronta para receber o público nos três dias da 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que começa nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Expositores e organizadores intensificaram o trabalho no local que deve ter a presença de cerca de 10 mil pessoas até o próximo sábado, quando será feita a colheita simbólica na área da sede da entidade rural do município.

A lavoura de um hectare onde será realizada a colheita com a participação de autoridades está pronta. O local destinado, segundo o agrônomo do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) de Tapes, Rudineli Carvalho, passou por diversos desafios como o clima. Os preparos iniciaram em agosto e a semeadura foi feita no dia 22 de setembro. "Ali não era uma área utilizada para a lavoura, era uma área de campo", conta.

Com os problemas climáticos, a opção foi a de fazer o cultivo pré-germinado. Carvalho explica que foi usada a variedade Irga 428 na lavoura. "Esta variedade tem um ciclo de maturação de 124 dias e já passamos deste tempo, podemos perceber a coloração amarela já dos grãos. A lavoura está pronta para colher no dia 7 de fevereiro", afirma.

Além da lavoura para a abertura, mais meio hectare foi implantado com lavouras de arroz, soja e milho que constituem as vitrines tecnológicas que os produtores poderão visitar nestes três dias de evento. Com o tema "Cesta básica garantida com renda no campo comprometida", a 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz é de organização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com a Associação de Arrozeiros de Tapes.

Fotos: AgroEffective/Divulgação

#Arroz #Federarroz #Abertura #Colheita #Tapes