top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Brasileiros prontos para a Copa do Mundo do cavalo Crioulo


Nesta semana, as atenções da comunidade crioulista estarão voltadas para Buenos Aires, na Argentina. A partir desta terça-feira, dia 24 de março, o parque da Sociedade Rural de Palermo recebe a Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (ExpoFICCC), considerada a Copa do Mundo do cavalo Crioulo. Criadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai dividirão pista para definir os melhores em cinco modalidades.

Segundo o vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Kessler Fleck, a equipe brasileira que vai para a disputa é de altíssimo nível. Destaca também o preparo dos animais por seus criadores para representar o país na competição. "Todos os animais que vão para a Argentina estão com esmero no preparo, pois é a maior competição da raça Crioula. É uma honra para todo o criador ter seus animais participando. A seleção é muito mais apertada do que na Expointer, por exemplo", afirma.

Entre as modalidades estão o Enduro, Paleteada Internacional e Movimiento a La Rienda. Mas a maior expectativa é manter a ponta no Freio de Ouro da FICCC. Fleck aposta também em um bom desempenho dos brasileiros na Morfologia. "O Freio de Ouro é a prova que o Brasil tem a hegemonia, espera-se que seja mantido este título. E na Morfologia a expectativa é que tenhamos um grande equilíbrio entre Brasil, Argentina e Uruguai", salienta.

A competição, que vai até o próximo sábado, dia 28 de março, terá a participação de 61 concorrentes, atrás apenas dos donos da casa, os argentinos, que terão 115 participantes. O Uruguai contará com 37 animais e o Paraguai com oito conjuntos. Entre os destaques da delegação brasileira, que chegou à Argentina no último final de semana, estão o três dos quatro campeões das duas últimas edições do Freio de Ouro: Cadejo da Maior e Oraca do Itapororó, vencedores em 2013, e Jotace Tranca, campeã de 2014.

Foto: Oraca do Itapororó - Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page