top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Cresce o número de adeptos ao cavalo Crioulo no Rio de Janeiro


A raça de equinos Crioulos tem ganhado entusiastas no centro do país. Prova disso são os números de crescimento pelo Brasil. Em 2014, o número de animais chegou a 378 mil exemplares, alta de 7,3% em relação à 2013. No sudeste brasileiro a evolução doi de 6,8%, com um total de 12,2 mil cavalos Crioulos, sendo que 1,34 mil deles se localizam no estado do Rio de Janeiro.

O perfil do investidor carioca no cavalo Crioulo tem sido de usuários que buscam o cavalo para lazer e, especialmente, para esportes, como o Team Penning, modalidade que consiste em separar um trio de bois de um rebanho, e o Ranch Sorting, onde os cavaleiros precisam transferir o gado de um curral para o outro. As duas provas são muito populares pelos adeptos da equinocultura no estado. "Nosso grande mercado no Rio de Janeiro é o mercado do usuário e do esportista", explica o vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Junior.

O dirigente destaca o trabalho dos núcleos de criadores do Rio de Janeiro como um dos motivos para o crescimento do interesse nos animais. A associação vem apoiando eventos na região, como credenciadoras para as seletivas do Freio de Ouro, principal competição da raça Crioula no país. "Temos alguns criadores fortes que estão coordenando trabalhos de promoção, além de núcleos alinhados e que estão ajudando a fazer com o cavalo Crioulo cresça na região", observa.

Segundo André Machado, vice-presidente do Núcleo Vilson Charlat de Souza - homenagem a um dos principais cavaleiros das competições da raça Crioula - o cavalo Crioulo vem se destacando em provas que reúne todas as raças equinas e isto vem aumentando o interesse dos participantes. "O cavalo Crioulo tem um espírito vaqueiro e é um animal dócil. Com isso aumenta a procura pela raça. Estamos percebendo um aumento no número de animais da raça participando das provas", destaca.

A percepção é compartilhada pela diretora do Núcleo CriouloRio, Flávia Araipe. Salienta que estão sendo estimuladas a participação de animais da raça em eventos equestres no estado e que o resultado vem sendo positivo. "Estamos promovendo provas abertas a todas as raças justamente para que eles possam ver o cavalo Crioulo. Mostramos nossos cavalos para os potenciais compradores", ressalta.

Este trabalho dos criadores do Rio de Janeiro estará à mostra entre os dias 21 e 24 de maio no Centro Hípico de Sapucaia (RJ), quando ocorre a Exposição Passaporte do Rio de Janeiro, organizada pelos Núcleos de criadores do estado. Os animais vencedores garantem vaga para a grande final da Morfologia, que ocorre no início de setembro na cidade gaúcha de Esteio, durante a Expointer, principal feira agropecuária do Rio Grande do Sul. Também serão realizadas provas de Team Penning e Ranch Sorting com a participação de equinos de outras raças. A estimativa é que mais de 200 animais estejam inscritos para os eventos.

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page