top of page
  • AgroEffective/RiceTec

Qualidade do arroz híbrido ajuda a conquistar novos mercados


A qualidade do arroz produzido no Brasil está conquistando o mercado mundial. Nesse sentido, as sementes híbridas têm colaborado para que o grão gaúcho conquiste novos e promissores mercados.

O mercado de arroz na América do Sul no que diz respeito á qualidade, produtividade e ambiente de negócios foi assunto durante Rice Market & Technology Convention, que ocorreu no início do mês, em Cancun, no México.

“O mercado externo procura por um arroz como soltabilidade na coacção, alto teor de grãos inteiros e baixo teor de grãos gessados, características singulares das sementes híbridas”, disse Roberto Lima, gerente de negócios da RiceTec para Uruguai e Sul do RS, que palestrou durante evento no México.

Estimativas do setor apontam que nos últimos sete anos o Rio Grande do Sul, que produz 65% do arroz brasileiro, tenha aumentado a área cultivada com a tecnologia híbrida em mais de 94%, passando de 6 mil hectares em 2007 para 111 mil hectares em 2014. “As lavouras com arroz híbrido apresentam maior resistência às doenças e as variações climáticas, por isso, conseguem manter a produtividade e qualidade do arroz garantindo maior estabilidade e produtividade” destaca o engenheiro agrônomo Leandro Pasqualli, diretor de Marketing da RiceTec.

A empresa multinacional responde por 90% da área plantada com arroz híbrido e 9% da área total do Rio Grande do Sul. O crescimento produtivo das lavouras implantadas com tecnologias da RiceTec na última safra foi de 10%. No entanto, os dirigentes avaliam que ainda há espaço para o desenvolvimento do mercado de sementes híbridas.

De acordo com dados do governo chinês, atualmente, 58% do arroz cultivado no país é híbrido, enquanto nos Estados Unidos esse percentual é de 47% e na Índia de 13%. No Brasil apenas 5% do total da área semeada tem a tecnologia.

bottom of page