top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Mudanças no decreto do Suasa preocupam médicos veterinários


A não obrigatoriedade de um sistema de inspeção sanitária para a agroindústria familiar em áreas de produção com até 250 metros quadrados preocupa o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). O Diário Oficial da União da última segunda-feira, dia 22 de junho, traz a publicação de um adendo no decreto do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) que retira a necessidade da inspeção e prevê que o agricultor familiar possa comercializar seus produtos em pequenas quantidades.

A representante da diretoria executiva do sindicato, Andrea Troller Pinto, afirma que o posicionamento da entidade é que não se pode abrir mão de algum tipo de inspeção sanitária tanto em nível federal quanto estadual ou municipal. “O caso é que a população começa a ficar desprotegida", alerta.

Andrea ressalta que a medida vale inclusive para produtores cooperativados que manteriam o status de agricultura familiar. Lembra que o decreto abre a possibilidade de haver uma fiscalização e uma inspeção a qualquer momento, mas acredita que isso dificilmente ocorrerá. A representante do Simvet/RS também questiona o termo “pequenas quantidades de alimentos”. Segundo Andreia, sem uma definição um produtor de leite pode vender leite cru na porteira da sua propriedade e esse leite veicular uma série de doenças de caráter zoonótico.

O decreto ao não deixar clara estas questões pode abrir brechas na fiscalização trazendo riscos à segurança alimentar. “A pequena agroindústria de origem animal enquadrada nessa condição vai ficar sem a chancela de um serviço de inspeção sanitária, ficará livre para produzir da forma como pretender”, garante Andrea.

A representante do Simvet/RS afirma que o governo federal dá autonomia para os estados e municípios terem um regramento para este tipo de instalações. Ressalta, no entanto, que os órgãos públicos estaduais ou municipais podem não estar equipados para fazer este tipo de fiscalização.

bottom of page