top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Simvet/RS define programação para a Expointer 2015


O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) levará para a Expointer dois painéis sobre temas da atualidade. Pela manhã, o bem estar animal estará em pauta, com os exemplos promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Já à tarde, será a vez de falar da inspeção de alimentos na visão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

As palestras ocorrem no dia 2 de setembro na Casa do Veterinário, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O debate da manhã contará com o superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Rodrigo Teixeira, e gerente do setor de Eventos, Técnico e Relacionamento com os Núcleos, Ibsen Votto. Na discussão da tarde, participam os fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Jorge Meana de Almeida e Roberto Lucena.

De acordo com a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, os dois temas foram escolhidos por serem de grande importância na atualidade. Sobre o bem estar animal, afirma que é importante mostrar à população o trabalho das entidades em relação ao tema e a ABCCC vem sendo exemplar nestas questões. "É importante fazer estes esclarecimentos de que estes animais são preparados, treinados e alimentados para as provas, não só na raça Crioula como também em outras raças equestres. Tanto os cavalos quanto o gado utilizados para estas modalidades são bem tratados para a realização destes exercícios", observa.

Já sobre as mudanças no Sisbi, Angelica afirma que o objetivo do Simvet/RS é levar aos médicos veterinários e para a população os esclarecimentos do que tem sido feito e como as mudanças na lei podem influenciar na vida dos profissionais em relação a empregos e na falta de segurança alimentar para a sociedade. "A fiscalização é de competência oficial e de responsabilidade dos médicos veterinários. As mudanças como foram propostas podem colocar em risco a saúde da população e isto é muito grave", alerta.

Neste dia, também será lançado o curso de RT para a Indústria de Origem Animal, com a presença da presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, dos fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Jorge Meana de Almeida e Roberto Lucena e da líder do GP Leitecia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e representante do Simvet/RS, Andrea Troller Pinto.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page