top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Campeão do Freio de Ouro 2014 vai tentar o bicampeonato


Pela segunda vez, depois das mudanças no regulamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, os vencedores da edição anterior terão o direito de defender o título conquistado no ciclo passado. Para este ano, o Freio de Ouro dos machos, Destaque da Maior, da parceria das cabanhas Villa Verde, de Jaraguá do Sul (SC), Colunas da Serra, de Joinvile (SC), SJ, de São Lourenço do Sul (RS) e Herença Infinita, de Joinville (SC), vai voltar para a pista para buscar um novo título.

Conforme Décio Bogo, um dos proprietários de Destaque da Maior, o cavalo já vinha treinando e mantendo a forma mesmo antes da decisão de inscrevê-lo para tentar o bi-campeonato. Durante o ano que passou, realizou 110 coberturas de éguas, todas por meio de inseminação artificial. "O cavalo está muito bem. É um cavalo novo e não sentiu nada. Ainda estamos na empolgação da vitória do ano passado", declara.

Bogo afirma também que Destaque da Maior se manteve no centro de treinamentos do treinador Guto Freire. Na opinião do criador, o cavalo teve uma evolução na sua performance, o que pode credenciar o conjunto para o inédito bicampeonato na raça Crioula. "Ele está mais bem preparado do que nos outros anos. Virou um cavalo adulto. O Guto tem bastante esperança e acha que até melhorou em alguns movimentos. A nossa intenção é disputar o título", reforça.

Já a vencedora das Fêmeas, Jotace Tranca, da cabanha Jotace, de Barra do Quaraí (RS) não irá defender o título conquistado no ciclo de 2014. A final do Freio de Ouro ocorre de 26 a 30 de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a 38ª edição da Expointer.

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page