top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Simvet/RS é contra extinção da Fundação Zoobotânica


O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) se posiciona contra o possível fechamento da Fundação Zoobotânica (FZB/RS) por parte do governo gaúcho como uma das medidas para enfrentar a crise financeira. A instituição é responsável por pesquisas na área de preservação ambiental e também a única que fornece veneno de serpentes para produção de soro antiofídico no Sul do país.

A presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, lembra que a produção do soro é enviada para todo o Brasil. Salienta que a fundação é responsável por cerca de 40% das serpentes que são mandadas para o Instituto Butantã, em São Paulo, e também para o Rio de Janeiro. “Isto é muito importante para todo o país”, garante Angelica.

A instituição possui coleções científicas de plantas e animais, atuais e fósseis, que subsidiam as pesquisas realizadas por especialistas do Brasil e do exterior. “A fundação também faz a parte da manutenção de plantas que estão em extinção. É um santuário ecológico, um local para as pessoas passearem, conhecerem”, ressalta a dirigente.

O projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica ainda precisa ser aprovado pela Assembléia Legislativa.

bottom of page