top of page
  • AgroEffective/Silo Verde

Startup do campo cria silos reciclando garrafas PET


A produção brasileira de grãos cresce a cada safra e vem batendo recordes ano a ano, mas convive com grandes dificuldades de armazenagem, um problema caro e complicado enfrentado pelo setor rural. Na última safra, a colheita ultrapassou as 200 milhões de toneladas. No entanto, neste cenário, o Brasil tem capacidade estática de armazenamento próxima de 160 milhões de toneladas de grãos, o que gera um déficit de cerca de 40 milhões de toneladas.

Neste sentido, uma ideia inovadora foi criada por uma Startup do campo. A Silo Verde, empresa incubada no Tecnosinos, polo tecnológico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), se utiliza de um sistema de armazenagem de rações e grãos constituído a partir de matérias primas poliméricas recicladas de garrafas PET. Além do ganho ambiental, o custo é 75% inferior aos produtos atualmente existentes no mercado.

Segundo o criador da empresa, Manolo Machado, a Silo Verde tem dois grandes mercados impactados: um é o agronegócio e o outro é o meio ambiente. "O primeiro aumenta a rentabilidade, qualidade de vida, praticidade e ergonomia no trabalho do campo em virtude de todos os benefícios gerado pela oferta de silos acessíveis a todas as faixa de produtores. O segundo beneficia diretamente o meio ambiente, retirando e destinando de forma correta toneladas de matérias primas que se tornariam resíduos poluindo o meio ambiente por centenas de anos", observa.

A ideia do empreendedor é atingir especialmente o mercado da agricultura familiar, com produtos para a armazenagem de rações animais para aves, suínos e gado leiteiro, além do armazenamento de pequenos volumes de grãos. E a ambição é em cinco anos atingir o mercado internacional com a exportação da tecnologia para outros países produtores. "Pretendemos ser a maior armazenadora de pequenos volumes de rações e grãos do país, com forte atuação na sustentabilidade, com vasto impacto ambiental e social", projeta Machado.

A Silo Verde foi selecionada pela Endeavor, uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo, para o programa Promessas Endeavor. A organização, que tem alguns dos principais empresários do país entre seus líderes, seleciona e apoia empreendedores de alto impacto, compartilha suas histórias, além de promover estudos e pesquisas sobre o cenário do empreendedorismo.

Foto: Unisinos/Divulgação

bottom of page