top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Veterinários e agroindústria debatem importância do Sisbi


A importância e os obstáculos sobre a inspeção de alimentos na visão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), foi tema de um painel realizado, nesta quarta-feira, 2 de setembro, durante a Expointer, que acontece, em Esteio (RS). O evento, uma iniciativa do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) e da Associação das Pequenas indústrias de Laticínios do RS (Apil), reuniu veterinários, indústria e especialistas sobre o tema. O coordenador do Sisbi/POA, Jorge Meana, reforçou a importância do sistema na expansão de mercado das agroindústrias e também para garantir a qualidade dos produtos e a comercialização em todo o território nacional. “É muito importante a inspeção dos produtos de origem animal para garantir a qualidade de vida da população, além de possibilitar a comercialização em todo território nacional, beneficiando os consumidores, empresários e municípios”, afirmou.

Para aderirem ao Sisbi, os municípios precisam contar com um veterinário específico e treinado para essa atividade. Diante dessa demanda, o Simvet/RS realiza, a partir de outubro, cursos preparatórios para veterinários. “Uma das nossas funções é oferecer alternativas para qualificar a formação dos médicos veterinários. Nesse sentido, criamos o curso de responsabilidade técnica, que será ministrado em Porto Alegre, com a parceria do Ministério da Agricultura”, disse o vice-presidente do Simvet/RS, Ricardo Capelli.

O presidente da Apil, Wlademir Pedro Dall´Bosco, lembrou o momento difícil da economia do país e destacou que o Sisbi pode ajudar a agroindústria a ampliar seus mercados. “A produção leiteira está crescendo e temos limitações de mercado. Através do Sisbi, as indústrias de laticínios podem atingir novos mercados”, afirmou. Mais informações sobre de Responsabilidade Técnica do Simvet, no site www.simvetrs.org.br ou através do e-mail: simvetrs@simvetrs.com.br.

bottom of page