top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Simvet realiza curso para RTs sobre produtos de origem animal


Lançado na última Expointer, o primeiro módulo do curso de Responsabilidade Técnica (RT) de Origem Animal para Médicos Veterinários, organizado pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), já está com inscrições abertas. O evento ocorrerá nos finais de semana dos dias 6 e 7 de novembro e 20 e 21 de novembro.

O curso é destinado para os profissionais que atuam ou pretendem atuar como responsáveis técnicos nas indústrias de produtos de origem animal e tem sua criação em uma demanda dos serviços de inspeção e das próprias indústrias. "Tendo em vista a nova legislação apresentada pelo Ministério da Agricultura a respeito da fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, temos que preparar os veterinários que trabalham nas indústrias e são responsáveis técnicos destas empresas", explica a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin.

O RT, nesta área, necessita de algumas características de formação que o curso pretende oferecer no que se refere ao entendimento das relações entre órgãos fiscalizadores e indústria, onde o médico veterinário deverá atuar como mediador. De acordo com Angelica, as mudanças na legislação precisam ainda ser absorvidas pelos profissionais. Também é importante passar aos RTs noções técnicas. "Muitas vezes para uma empresa aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) leva muito tempo, pois elas não estão preparadas tecnicamente e com os documentos necessários", salienta.

​O primeiro módulo vai apresentar a legislação e necessidades para as indústrias na questão de sanidade. Após, os RTs passarão para cursos dentro das especialidades como leite, ovos, carnes, entre outros. A carga horária é de 50 horas teórico e pratica e o curso ocorrerá no Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS). Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3332.4383 ou e-mail rt.simvetrs@gmail.com.

bottom of page