top of page
  • AgroEffective/Simvet-RS

Falta de Responsáveis Técnicos atrapalha adesão ao Sisbi


O governo federal tem efetuado constantes adequações no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) com o objetivo de facilitar a adesão das agroindústrias e tornar o processo menos burocrático. No entanto, a grande maioria dos municípios e empresas do Rio Grande do Sul ainda estão de fora do sistema. E o motivo principal é a falta de médico veterinário habilitado como Responsável Técnico. O Sisbi, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), inspeciona os produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança alimentar. As empresas que possuem esse certificado estão aptas a vender seus produtos em todo o território nacional. Mas, para a implantação do selo de inspeção Sisbi, cada comércio ou município deverá ter um responsável técnico. “Cerca de 90% das indústrias que querem aderir ao Sisbi, não sabem como atender as exigências da legislação, que são muitas e requerem uma qualificação diferenciada”, explica a presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Angelica Zollin.

Com o objetivo de atender essa carência do setor e capacitar profissionais que trabalham com a segurança dos alimentos, além de qualificar o sistema de produção das empresas, o Simvet promove de 14 a 17 de dezembro, em Porto Alegre, o primeiro módulo do Curso de Responsabilidade Técnica em Indústrias de Produtos de Origem Animal. O curso vai abordar as atribuições do profissional na produção e industrialização de itens alimentícios nos contextos do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: rt.simvetrs@gmail.com

Atualmente, já aderiram ao sistema sete estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal), dez serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Glorinha/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santana do Livramento/RS, São Pedro do Butiá/RS, Miraguaí/RS, Marau e Uberlândia/MG) e dois consórcios de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC e Codevale – Anaurilândia/MS).

bottom of page