top of page
  • Trajano Silva Remates

Expectativa positiva de mercado mais uma vez baliza leilão da São Rafael


Tradicional evento do calendário de vendas da raça Crioula, o remate da Cabanha São Rafael, de Balsa Nova (PR) é considerado o maior evento privado de comercialização de cavalos Crioulos da América Latina e está a cargo da Trajano Silva Remates. No próximo dia 5 de março, às 21h, será realizada a vigésima primeira edição do leilão que é visto pelo mercado como um dos principais balizadores da temporada.

A expectativa positiva se reflete especialmente pela filosofia da São Rafael, que não mede esforços para o aprimoramento da criação na raça Crioula. O investimento é na seleção de animais de ponta que valorizem a evolução do cavalo Crioulo. "Temos recebido vários contatos de clientes ressaltando o fato de o nosso catálogo 2016 estar no melhor momento em termos de pedigrees. É um reconhecimento do mercado para um trabalho que estamos desenvolvendo com muito empenho", observa o administrador da cabanha, Luis Mario Azambuja.

A expectativa também é confirmada pelo leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. A perspectiva é que o remate da São Rafael seja o ponto de partida para o aquecimento da temporada da raça Crioula, fato já comprovado nos leilões realizados até o momento neste ano. "Indiscutivelmente é o leilão que baliza o ano todo e é um dos mais importantes. Teremos uma qualidade nos primeiros lotes de éguas que realmente impressionam", analisa.

Silva lembra também que nos últimos tempos a São Rafael vem tendo grande destaque nas provas morfológicas e funcionais. No último final de semana, por exemplo, três animais da São Rafael que estarão no remate foram premiados na quinta edição da Expocrioulo de Verão, em Guarapuava (PR). El Mago do Purunã, sagrou-se Grande Campeão e Campeão Potranco Menor, Canhada do Purunã foi escolhida terceira Melhor Fêmea e Campeã Égua Adulta, e Dalila II do Purunã ganhou quarta Melhor Fêmea e Campeã Égua Menor. "Só olhar a performance nos últimos seis meses da marca da São Rafael, que tem ganho exposições morfológicas e credenciadoras ao Freio de Ouro", destaca.

Estes resultados, conforma Azambuja, devem embalar também uma grande procura dos criadores que querem performance em pista. "Nessa edição do remate, estamos ofertando animais já domados. Estamos atendendo a uma demanda do mercado que tem procurado animais mais prontos para a competição. Para nós, como cabanha, são apostas funcionais e a expectativa de entregá-los aos compradores para podermos vê-los conquistando resultados nas pistas brevemente", enfatiza.

A história da Cabanha São Rafael começou em abril de 1986, com a aquisição de sete éguas e um garanhão, durante a Feira de Outono de Pelotas (RS). Nos primórdios, a intenção era obter animais de trabalho com o gado que fossem registrados, com a ideia de garantir a qualidade da raça que despertou interesse através de sua afamada rusticidade, resistência e inigualável postura. Mas aos poucos o entusiasmo pela raça foi crescendo e, o que era para ser somente um animal de trabalho foi se tornando uma paixão, um modo de vida e um objetivo. "Escolhi o Cavalo Crioulo principalmente pela minha identificação com a cultura e a tradição do povo gaúcho", ressalta.

Com o tempo, veio a interação com criadores tradicionais e técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A partir deste momento a criação começou tomar moldes de profissionalismo. Com a cabanha em crescimento, foi preciso investir em material genético e estrutura para abrigar e manejar este material, que trouxe diversos resultados positivos em pista e valorização de mercado de seus animais.

Junto do leilão, que terá a oferta de 57 lotes de animais da raça Crioula, é também realizada a décima-sexta Credenciadora de Inéditos da Cabanha São Rafael. A prova faz parte do calendário oficial do Freio de Ouro e é uma das etapas mais disputadas entre os animais estreantes. A premiação é de dois automóveis zero quilômetro. Informações podem ser obtidas no site da São Rafael (www.cabanhasaorafael.com.br) e da Trajano Silva Remates (www.trajanosilva.com.br).

Serviço Leilão São Rafael

Data: 5 de março de 2016 Hora: 21h Local: Sede da Cabanha - Balsa Nova (PR) Oferta: 57 lotes da raça Crioula Informações e pré-leilão: http://trajano.siteseguro.ws/lote/listar_lote/206/1

Foto: José Guilherme Martini/Divulgação

bottom of page