top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Argentina classifica os primeiros animais ao Freio de Ouro


Saíram os primeiros habilitados à grande decisão do Freio de Ouro, a seletiva mais completa da raça Crioula. As primeiras vagas foram preenchidas em terras estrangeiras. Entre os dias 30 de março e primeiro de abril ocorreu na La Rural de Palermo, em Buenos Aires, a Classificatória Argentina ao Freio de Ouro, que classificou seis animais para a final.

Ao todo 20 fêmeas e 22 machos competiram, número recorde de participação no país. Comandado por Hugo Noguera, o garanhão Entrerriano Torito alcançou a maior média da disputa. Já entre as éguas, o melhor desempenho foi mostrado por Travesia Perinola, sob a condução do ginete Marcelo Pauwels.

Considerada como a final argentina do Freio de Ouro, a competição também teve mais credenciadoras, registrando um total de seis seletivas. O crescimento é atribuído ao aumento do número de proprietários do país que estão se interessando pela inclusão de seus animais na modalidade.

Outro fator importante é a classificação para a decisão brasileira da competição, garantida por seis conjuntos. Comparada ao ano passado, quando nenhum conjunto se habilitou por não obter notas suficientes, a conquista de vagas para Esteio(RS) demonstra o investimento em qualidade e treinamento direcionado para a modalidade na Argentina.

Os encarregados de julgar a prova nos três dias de disputa foram Vinícius Guedes Freitas, Carlos Cattani e Leandro Amaral. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi representada no evento pelo vice-presidente técnico, Francisco Fleck.

Confira o resultado

FÊMEAS

1º lugar Travesia Perinola; expositor Juan Victor Tronconi Ballester, Las Mulitas Ginete: Marcelo Pauwels. Nota: 18,505 2º lugar Golilla Calandria; expositor Estancia La Pilula Sca, Lobory Ginete: Pedro Valenzuela. Nota: 18,493 3º lugar Charque Roldana; expositor Suc Julio Alberto Ballester, San Arsenio Ginete: Horacio Casin. Nota: 18,032

MACHOS

1º lugar Entrerriano Torito; expositor Roberto Cerutti e La Salamanca, Don Roberto e La Salamanca Ginete: Hugo Noguera. Nota: 19,040 2º lugar Entrerriano Temporal; expositor La Entrerriana Srl, La Entrerriana Ginete: Hugo Noguera. Nota: 18,922 3º lugar Melideo Fugitivo; expositor El Socorro SC, El Socorro Ginete: Gabriel Marty. Nota: 18,395

bottom of page