top of page
  • ABCCC

Doma de Ouro vai apresentar os melhores domadores da temporada


Na temporada 2016, os domadores garantiram um espaço de destaque dentro do universo de provas oficiais e agora se aproxima o momento de conhecer os campeões do ciclo de estreia da Doma de Ouro. A decisão da modalidade ocorre entre os dias 23 e 24 de julho, na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), onde irá distribuir um total de R$ 13 mil em premiações aos vencedores. No total, 42 domadores estão inscritos para a grande final.

Conforme o vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Luís Rodolfo Machado, houve grande adesão e mobilização em diversas regiões para o primeiro ano da modalidade. "Muitos núcleos procuraram oficializar suas provas para que os domadores pudessem participar do Redomão da ABCCC e também do Um Ano de Doma. O sucesso já está garantido. É o primeiro ano, mas muita gente aderiu à modalidade", avalia.

A modalidade, oficializada no final de 2015, tem por objetivo avaliar o processo de iniciação e complementação da doma de um potro e a habilidade dos ginetes em suas diferentes etapas, levando em conta a regularidade da atuação dos conjuntos. Serão três etapas, divididas em Redomão do Núcleo, Redomão da ABCCC e Um ano de Freio. O vencedor será o conjunto que obtiver a maior pontuação no somatório das duas etapas organizadas pela associação.

A primeira etapa realizada foi de responsabilidade dos Núcleos e ranqueou os domadores participantes para a próxima etapa. Os domadores irão compor um ranking geral de pontuação e quem for classificado para a etapa do Redomão da ABCCC, poderá apresentar à Comissão de Inspeção até dois potros, mas apenas um exemplar participará da prova de Um ano de Freio.

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

bottom of page