top of page
  • ABCCC

Ponta Grossa será palco de eventos do cavalo Crioulo


De 10 a 12 de fevereiro o Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa (PR) abre suas portas para receber o cavalo Crioulo. No local, será realizada a credenciadora mista que seleciona os melhores para as classificatórias ao Freio de Ouro, principal competição da raça e organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Além disso, serão realizadas etapas do Freio Jovem, modalidade que reúne crianças e adolescentes, e do Freio do Proprietário, onde os próprios donos montam os cavalos e competem.

Os eventos serão realizados pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos, que reúne criadores da região. De acordo com o presidente da entidade, Bastian Dikstra, as provas organizadas pelo núcleo são bem prestigiadas e de alto nível de competitividade. "É um evento sempre bem prestigiado. Esperamos muitos inscritos e animais de qualidade superior, é um evento sempre forte aqui na região", salienta.

O cavalo Crioulo vem crescendo em participação em todo o país. O Paraná vem se destacando no cenário dos criadores e usuários, com grandes resultados em provas e exposições pelo Brasil. Dikstra salienta que o desafio do núcleo é fomentar a participação dos criadores como usuários dos animais. "Estamos conversando com outros núcleos para que façamos provas entre as regiões e que os próprios proprietários sejam os ginetes", explica.

Os interessados podem acompanhar a partir de sexta-feira, às 16h, a Morfologia, quando os animais são avaliados pela sua postura e beleza. No sábado, dia 11, a partir das 8h, começam as etapas funcionais, que avaliam os exemplares à campo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ncdastropas@yahoo.com.br.

Confira a programação

10 de fevereiro (sexta-feira)

13h30min - Concentração de Machos

15h - Admissão da Credenciadora

16h - Morfologia da Credenciadora

11 de fevereiro (sábado)

8h - Início da Credenciadora, Proprietários e Jovens

12 de fevereiro (domingo)

9h - Início etapa final

Foto: Mario Tissot/Divulgação

bottom of page