top of page
  • ABCCC

Minas Gerais tem crescimento de 4,92% na raça Crioula


O Estado de Minas Gerais vem despontando como um dos principais no país no cenário do Cavalo Crioulo. Em 2016, a evolução de manada foi de 4,92%, chegando a 767 animais registrados da raça em território mineiro de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Em todo o Brasil, segundo números da entidade, o crescimento foi de 4,35%, com 480,64 mil exemplares.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Minas Gerais, Marcelo Moura, acredita que a presença da raça no Estado está ligada às opções comerciais e funcionais que possam ser oferecidas. "Por enquanto nós estamos trabalhando na parte de cavalo de serviço, o que praticamente é o melhor resultado de vendas até agora. Na parte de esporte, principalmente no Laço Comprido, também está ocorrendo um bom crescimento", garante.

O Estado é um dos pontos estratégicos para alavancar o crescimento do Cavalo Crioulo no país. Tanto que em Uberaba (MG), entre 4 e 6 de maio, será realizada pela segunda vez a Exposição Passaporte para a Nacional da Morfologia, promovida pela ABCCC, que ocorre em Esteio (RS). O evento ocorre no Parque Fernando Costa, durante a Expozebu. A expectativa da organização é de que o número de animais participantes aumente em relação ao ano passado, que foi de 44 exemplares.

Moura destaca que a promessa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) de fazer uma pista multifuncional no ano que vem para todas as raças equinas, vai ajudar muito o Cavalo Crioulo. Salienta que será possível realizar credenciadora, crioulaço, prova de rédeas, entre outras modalidades. "Nós vamos poder diversificar e crescer ainda mais. Estamos lutando muito pela raça, o nosso núcleo é feito de profissionais liberais, criadores pequenos, mas com muita vontade de trabalhar e de desenvolver a raça Crioula em Minas Gerais, assim como no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul", observa Moura.

Conforme o presidente do Núcleo mineiro, o apoio da ABCCC é muito importante e o evento contará com a cúpula da presidência da entidade. Moura também salienta a ênfase que a ABCZ está dando para o cavalo e estima que irá crescer muito como negócio. "Esse já é um início e com certeza cada ano irá melhorar mais e nós criadores da raça Crioula vamos estar juntos", afirma Moura.

O julgamento ficará a cargo de Francisco Martins Bastos Sobrinho. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

4 de maio de 2017 (Quinta-feira)

10h - Início da admissão dos animais 14h - Concentração de Machos

5 de maio de 2017 (Sexta-feira)

13h - Início do Julgamento Morfológico Incentivo 14h - Início do Julgamento Morfológico Passaporte 19h30min – Leilão de Coberturas

6 de maio de 2017 (Sábado)

8h - Continuação Julgamento Passaporte 11h – Final do grande campeonato Passaporte 2017. 14h – Confraternização de encerramento

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page