top of page
  • ABCCC

Araranguá sedia etapa de Exposição seletiva para a Morfologia


Entre os dias 16 e 18 de junho, o município catarinense de Araranguá recebe mais uma edição das Exposições Passaporte que garantem vaga para a Morfologia na Expointer, que ocorre em Esteio (RS). Com promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense, o Caverá Country Park será o palco de mais uma etapa do ciclo, que é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Conforme o presidente no núcleo, Geandré Bernardino, a expectativa é da participação de um grande número de animais e com perspectiva de grande qualidade dos mesmos desfilando em pista. "Os criadores estão se aprimorando cada vez mais, sempre buscando uma genética de ponta para poder ter a chance de disputar um campeonato. Se observarmos, as provas estão com nível muito alto morfologicamente", ressalta.

Santa Catarina ocupa hoje o terceiro lugar no ranking de número de Cavalos Crioulos no país, atrás apenas de Rio Grande do Sul e Paraná. Segundo dados da ABCCC, em 2016 o plantel do Estado era de 19,84 mil animais, aumento de 7,58% em relação ao ano anterior. Bernardino salienta que Santa Catarina esta em uma crescente e que os criadores buscam genética de ponta para seus criatórios. "Pelo fato de aqui termos poucos campos e pouca pastagem, temos que procurar ter qualidade e não quantidade. Tenho observado que cabanhas da nossa região estão sempre brigando por títulos tanto na parte morfológica quanto na funcional e isso incentiva cada vez mais os pequenos criadores", analisa.

O julgamento da Exposição Passaporte está a cargo de Luís Rodolfo Machado. Alem da exposição ocorrerá um leilão de coberturas no sábado a noite com show nativista e jantar. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

16 de junho de 2017 (Sexta-feira)

16h - Concentração 17h - Admissão Exposição

17 de junho de 2017 (Sábado)

7h30min - Continuação Admissão Exposição 9h15min - Início Julgamento Incentivo e Julgamento Morfológico 13h - Continuação Julgamento Morfológico 20h - Leilão de Coberturas e Show Nativista

18 de junho de 2017 (Domingo)

9h - Julgamento de Campeonatos e Grandes Campeonatos

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page