top of page
  • ABCCC

Pato Branco sedia etapa do ciclo de Exposições Passaporte da raça Crioula


O município de Pato Branco (PR) realiza entre os próximos dias 7 e 9 de julho uma das etapas do ciclo de Exposições Passaportes, promovido pela Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC), que selecionam Cavalos Crioulos para a Morfologia na Expointer, em Esteio (RS). O evento, que será realizado no Parque de Exposições de Pato Branco, tem a organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná.

A expectativa para a seletiva é muito boa, segundo o presidente do Núcleo, Neilor Antonelli, que espera um número expressivo de animais. Garante que será um importante evento, graças ao Núcleo, à comunidade crioulista, aos associados da Sociedade Rural de Pato Branco e à prefeitura do município. “Nossos eventos do cavalo Crioulo sempre foram de muito sucesso, principalmente na qualidade, e esperamos que participem em torno de 80 animais. Iremos inaugurar um galpão com 80 baias, banheiros, chuveiros, e por uma sugestão do presidente da ABCCC, Eduardo Suñé, duas salas de convivência de ótimo espaço físico”, salienta.

Antonelli destaca que a raça Crioula nesta região paranaense vem conquistando espaço muito importante, principalmente na lida de campo. Afirma que os pecuaristas estão se surpreendendo com a rusticidade e capacidade de trabalho do Crioulo. “A raça vem ganhando espaço em todas as atividades. Hoje se faz muitos rodeios somente com Crioulos, o que há pouco tempo não se havia, além de cavalgadas e outros eventos mais”, observa.

O dirigente ressalta ainda que existe no Sudoeste do Paraná uma concentração de muitas cabanhas e de excelente qualidade, por isso tem certeza que será uma das mais importantes do Estado. Afirma que o desejo é realizar a cada dia novos eventos para engrandecer ainda mais o cavalo Crioulo na região.

O julgamento desta etapa do ciclo de Exposições Passaportes em Pato Branco ficará à cargo de Telmo Ferreira. Informações podem ser obtidas pelos telefones (46) 99137-6925, (46) 99107-1311 e (46) 99973-7410. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

7 de julho (Sexta-feira)

16h – Concentração de Machos

8 de julho (Sábado)

8h – Admissão 9h –Início da Morfologia

9 de julho (Domingo)

9h – Grande Campeonato

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page