top of page
  • ABCCC

Conhecidos os melhores domadores da Raça Crioula de 2017


A Final Nacional do Doma de Ouro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorreu neste domingo, dia 23 de julho, na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Foram conhecidos os melhores domadores da raça Crioula de 2017 após a prova de Redomão, que consiste em avaliar a Doma de 21 dias dos animais e a de 1 Ano de Freio, que testa os animais após um ano do Redomão realizado no ano passado. As avaliações iniciaram na sexta-feira, dia 21. Os jurados foram os ginetes vencedores do Freio de Ouro 2016, Antonieto Rosa e José Fonseca Macedo.

O domador César Lopes, montando Linda Moça do Macanudo, subiu ao pódio na Prova de 21 Dias. Já na disputa de Um Ano de Freio, o destaque foi Ricardo Peres, com Rica Flor da Morada Nova, que afirma ter sentido uma forte emoção. Peres também se diz honrado pelo título de Melhor Domador do Ano. “Este é o resultado de um trabalho difícil que tivemos ao enfrentar problemas de lesão com a égua, mas que por ser muito boa nos ajudou a buscar esta conquista”, salienta.

Peres que traz no sangue a quarta geração de domador da família, destaca que essa prova que a ABCCC está fazendo é muito importante para o domador de estância, que começa um cavalo para depois mais adiante o animal ir para o Freio de Ouro. “A gente se sente muito orgulhoso disso e fica grato por essa iniciativa da Associação de nos valorizar nesse sentido”, ressalta.

O vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, avalia como positiva a prova deste domingo. “ Tivemos o Domador do Ano, uma prova nova que esperamos que aumente um pouco mais o número de participantes para o ano que vem, pois sempre a primeira prova tem um número menor. Então a nossa expectativa é do ano que vem ter uma prova melhor ainda do que de 2017 que já foi bem positiva dentro do esperado”, observa Azevedo.

Foram entregues aos domadores R$ 20 mil divididos entre os cinco colocados de cada categoria. Para a competição do próximo ano, a premiação será dobrada.

Foto: Fagner Almeida

bottom of page