top of page
  • ABCCC

Final do Freio do Proprietário é marcada por bicampeonatos


Neste domingo, no dia 1º de outubro, o público presente às arquibancadas da pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) conheceu os vencedores do ano no Freio do Proprietário, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Foram definidos os campeões do ciclo em quatro categorias, onde durante três dias os competidores disputaram placa a placa o lugar mais alto do pódio.

Na categoria Amador A, o campeão foi Luiz Alberto Martins Bastos, de Uruguaiana (RS), montando Recatada 3604 da Tradição. Na Amador B o vencedor foi Lucas Enéas da Cruz, de Parobé (RS), com Naco do Rancho Aruanã. Já na categoria Master A, o primeiro lugar foi de Fernando Gonzales, de Porto Alegre, montando Data Venia Folclore. E na Master B a vitória ficou com Paulo Lopes, de Montenegro (RS), com Acalanto da Buca Velha.

Bastos e a égua Recatada 3604 da Tradição foram os campeões da mesma categoria no Freio do Proprietário em 2016. Para o criador, o resultado é consequência do trabalho desenvolvido na propriedade e que este é o momento de testar os animais da sua criação. "Nesta prova temos a oportunidade de montar nossos próprios cavalos. Muitas vezes os profissionais que montam e nós acabamos apenas assistindo. Neste caso podemos sentir o cavalo e isso nos ajuda na seleção nos animais. E esta prova te dá esta oportunidade", salientou.

Assim como o conjunto da Amador A, a dupla Gonzales e Data Venia Folclore repetiu o lugar mais alto do pódio do ano passado. Além disso, o criador também ficou com a segunda colocação neste ano e brincou que vai ser difícil repetir estes feitos nos próximos anos. "Quando a gente corre a gente sonha em chegar neste nível. Nós vemos os grandes ginetes e procuramos copiar quem tem bons resultados. Vai ser difícil repetir este feito e quero aproveitar bastante este momento", ressaltou.

Gonzales, que também é coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, avaliou positivamente o evento e destacou a parceria entre os competidores. "Ainda é um terreno muito fértil dentro da entidade. São pessoas que gostam da modalidade e a ABCCC proporcionou tudo que foi pedido. O clima foi de muita amizade e cooperação. Mesmo com a competição, o importante não é quem está ganhando ou está perdendo, mas sim este espaço de confraternização", observou.

Presente ao evento, o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, lembrou que o Freio do Proprietário encerrou o ciclo de competições da raça neste ano e fez uma avaliação positiva de todos os eventos realizados pela entidade. "Foi um ciclo altamente positivo em que crescemos em todas as modalidades. Mesmo em um ano difícil no país, a raça não para de crescer. Queremos agradecer a todos os que contribuíram com este processo e nos responsabiliza ainda mais para o ciclo de 2018. Todos os crioulistas estão de parabéns", afirmou.

Confira o resultado

CATEGORIA MASTER A

1º Lugar Data Venia Folclore Ginete: Fernando Gonzales Nota: 12,516

2º Lugar Data Venia Duquesa Ginete: Fernando Gonzales Nota: 12,459

3º Lugar Isto é Ico Ginete: Abel Dourado Nota: 10,221

4º Lugar Data Venia Fazendeiro Ginete: Nelso Cibulski Nota: 09,743

CATEGORIA MASTER B

1º Lugar Acalanto da Buca Velha Ginete: Paulo Lopes Nota: 10,243 2º Lugar Euro da São Marcelinho Ginete: Alexandre Ferri Nota: 10,000 3º Lugar Naco da Santa Paz Ginete: Sandro Facco Nota: 08,000 4º Lugar Sedutor do Passo da Lage Ginete: Sandro Facco Nota: 07,037

CATEGORIA AMADOR A

1º Lugar Recatada 3604 da Tradição Ginete: Luiz Alberto Martins Bastos Nota: 12,908

2º Lugar Las Misiones Pampeanita Ginete: Cristiano Fabro Nota: 11,520

3º Lugar GT Gambá Ginete: Rafael Terra Nota: 11,172

4º Lugar Candieiro do Imaguare Ginete: Jean Carlo Splendor Nota: 10,943

CATEGORIA AMADOR B

1º Lugar Naco do Rancho Aruanã Ginete: Lucas Enéas da Cruz Nota: 10,198

2º Lugar Riacho Frio Javaé Ginete: Rafaela Schneider Nota: 10,098 3º Lugar Venenosa 401 Maufer Ginete: Fabio Loureiro de Carvalho Freitas Nota: 09,142 4º Lugar Nocaute da Bézinha Ginete: Roberto Amaral Nota: 07,467

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page