top of page
  • ABCCC

Argentina abre ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro


As emoções do Freio de Ouro começam em terras argentinas a partir do próximo final de semana. De 1º a 3 de março, a Sociedade Rural de Jesús Maria, localizada na província de Córdoba recebe a primeira classificatória para a grande final da modalidade, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Serão decididos até oito classificados - quatro machos e quatro fêmeas. A prova integra a programação do Cavalo Crioulo, promovida pela Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC) e também decide os campeões nacionais do ciclo.

De acordo com o vice-presidente Técnico da ABCCC, Luiz Martins Bastos Neto, que já julgou classificatórias e credenciadoras no país, o Freio de Ouro está com uma força muito grande na Argentina e os criadores, antes pouco interessados na prova, agora abraçaram a modalidade de vez. "No início houve uma certa resistência pelos argentinos, mas atualmente já é uma prova muito bem vista por todos os criadores tradicionais e novos criadores no país", destaca.

Bastos Neto reforça que há uma evolução muito grande da modalidade na Argentina, com cavalos de sangue e função excepcionais. "Os argentinos ainda precisam evoluir em doma e treinamento, mas desde quando comecei a acompanhar já mostraram crescimento. Existem treinadores brasileiros dando assistência aos argentinos. Sem dúvida o Freio de Ouro chegou para ficar. É uma das provas mais importantes que os argentinos têm para a seleção de animais", observa.

A etapa da Argentina ao Freio de Ouro terá como jurados André Luiz Narciso Rosa, João Francisco Silveira da Silveira e Rodrigo Diaz de Vivar para as fêmeas. Já nos machos os responsáveis pelo julgamento serão Carlos Milicevic, Lauro Varela Martins e Marcelo Montano Coelho.

Confira a programação

1º de Março de 2018 (Quinta-Feira)

8h - Morfologia 14h - And./Fig./VSP/Esb.

2 de Março de 2018 (Sexta-Feira)

07h30min - Mangueira 16h - Prova de Campo

3 de Março de 2018 (Sábado)

7h30min - Mangueira 16h - Bayard-Sarmento – Prova de Campo

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page