• Gadolando

Vacas de Carlos Barbosa e de Eldorado do Sul vencem concurso leiteiro da Expoleite


Depois de dois dias e cinco coletas de leite, foram conhecidos os vencedores do tradicional concurso leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), durante a Expoleite/Fenasul, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Coube à vaca adulta de brinco 12259, da Granja Du Anjo e Belvedere, de Carlos Barbosa (RS), o título de campeã vaca adulta, com 61,87 quilos de leite. Já na categoria vaca jovem, a vitória ficou com o exemplar de brinco 2738, de propriedade da Granja VB, de Eldorado do Sul (RS), com 52,19 quilos de leite.

De acordo com Fernando Mocellin, responsável pela vaca de brinco 12259, também conhecida como "Amanda", o exemplar começou a se destacar das demais matrizes do rebanho e, por conta disso, começou a ser preparada há 40 dias, com dieta especial, exclusivamente para o evento, participando da Expoclara, em Carlos Barbosa. Mas foi na Expoleite/Fenasul que teve sua estreia em concursos leiteiros. “É fantástico este resultado, vamos colher os frutos dessa vitória uma vez que nossa propriedade é restrita e chegará o momento em que teremos que nos desfazer de alguns animais e comercializá-los. Essa vitória é um grande reconhecimento”, comemorou.

Conforme Cristian Veiga, o potencial genético da vaca estimulou a participação no concurso leiteiro. “Nos últimos trinta dias estamos cuidando dela especificamente para esse evento. A temperatura está agradável, a questão climática favoreceu e fomos aumentando gradativamente a parte nutricional para que ela atingisse o resultado que nós esperávamos e, na verdade, até superou nossas expectativas”, explicou, destacando que a conquista em uma das maiores feiras do setor no Rio Grande do Sul é uma vitrine para mostrar os animais, a genética e o trabalho realizado.

Logo após o tradicional Banho de Leite, foi realizada a abertura da Expoleite/Fenasul com a presença de autoridades. De acordo com o presidente da Gadolando, Jorge Fonseca, apesar das dificuldades para realizar o evento, foi uma grande satisfação realizar a feira. Reconheceu o empenho do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, no qual classificou como determinante para a execução do evento. "A representação é pequena, mas a qualidade é muito grande. Nós temos aqui nesse parque hoje campeãs de todas as principais feiras deste ano no interior do Estado e também a Suprema Nacional do ano 2017 que foi a vaca eleita vencedora em três exposições, sendo uma no Paraná", salientou.

Fonseca também reforçou que em termos de genética e de produção, a representatividade é expressiva. Complementou afirmando que a expectativa é que o próximo ano seja de um momento mais favorável ao setor leiteiro gaúcho. A Expoleite/Fenasul é um evento realizado pela Gadolando e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE e Italac.

Foto: JM Alvarenga/Divulgação

#Gadolando #Expoleite #Fenasul #ConcursoLeiteiro #BanhodeLeite #AberturaOficial