top of page
  • ABCCC

Alegrete define mais oito exemplares para a Nacional da Morfologia


A previsão era de chuva, mas assim que os animais ocuparam suas posições no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete (RS) o sol mostrou sua face. Entre os dias 24 a 26 de maio, 72 exemplares passaram pela Exposição Passaporte. Entre eles, as quatro fêmeas e quatro machos que estarão na Nacional da Morfologia da Expointer 2019 em Esteio (RS), durante a Expointer.

O evento foi uma parceria da Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e do Núcleo de Criadores de Alegrete - o mais antigo em funcionamento, com 37 anos. O Presidente do Núcleo, Ricardo de Freitas, mostrou satisfação com a realização da disputa morfológica, já que a última vez em que o município recebeu uma Passaporte foi há três anos. “O público gostou bastante, muitos vieram nos parabenizar. Ficamos muito contentes com o nível dos animais; com certeza nos representarão muito bem em Esteio”, acredita.

O julgamento ficou à cargo do ex-presidente da ABCCC, Manuel Luis Benevenga Sarmento. Para ele, a qualidade dos exemplares não é surpresa, por conta da história que Alegrete carrega dentro da ABCCC. “Os oito escolhidos são animais expressivos, com linhas leves, suaves, bem unidas, que é como eu vejo a morfologia da raça. Isso encontrei com grande abundância nas fêmeas e de sobra nos machos”.

A colorada requeimada Basca Destemida foi o destaque da Exposição. Consagrada Grande Campeã e a Melhor exemplar da Raça, ela é filha de Basco Onassis, o principal reprodutor atual da Cabanha Basca. Junto de Destemida, o estabelecimento já passaporteou outros sete animais no ciclo 2019. Como criadora e expositora da fêmea campeã, Mariana Franco Tellechea viu uma passaporte bastante disputada e demonstrou profunda satisfação com sua equipe.

O ciclo de Exposições Passaporte 2019 promovido pela ABCCC tem o patrocínio oficial de Banrisul

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã Basca Destemida, criador e expositor Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã RJD Legenda II, criador e expositor Renato Júnior Donadel, Cabanha Caibaté, Guarani das Missões (RS)

Terceira Melhor Fêmea Imagem da Vendramin, criador Aldo Vendramin e expositores Rafael, Gabriela e Kamilla Trindade Pacheco Segat, Cabanha Segat, Santa Maria (RS)

Quarta Melhor Fêmea Nativa da Cabanha Santa Fé, criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé, Aceguá (RS)

MACHOS

Grande Campeão Cataluña Feitiço, criador e expositor Pedro Gonzalez Neto, Estância da Lata, Aceguá (RS)

Reservado Grande Campeão Campana Echo a Mano, criador e expositor Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé (RS)

Terceiro Melhor Macho FDM Justiceiro, criador e expositor Fábio Dickow Milanesi, Cabanha FDM, São Gabriel (RS)

Quarto Melhor Macho Dom Castro Outro Golpe, criador e expositor Alisson Castro Wollmeister, Cabanha Dom Castro, São Vicente do Sul (RS)

Fotos: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação Texto: Juliana Rosa/ABCCC

bottom of page