• ABCCC

Lages define mais oito finalistas para Morfologia da Expointer


Mais de 70 animais de três estados entraram em pista no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC), durante os dias 24 e 25 de maio. Expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná trouxeram seus melhores exemplares para serem avaliados pelo jurado Telmo Raimundi Ferreira. O julgamento contou com a supervisão técnica de Adolfo José Martins Neto.

A Morfologia Passaporte de Lages é a 12ª Exposição do ciclo 2019, de um total de 19 provas marcadas para esta temporada. O evento é uma organização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Núcleo da Serra Catarinense. Fundado em 1988, o Núcleo foi a primeira sede ativa de Santa Catarina atuando na região, que hoje conta mais de 1,6 mil estabelecimentos de criadores e aproximadamente 25 mil animais em todo Estado.

Tradicional na qualidade morfológica dos seus animais, a região tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, atividades para incentivar as modalidades funcionais do Cavalo Crioulo. Entre as ações do Núcleo Catarinense, a ExpoCrioulo tem sido uma das formas de integrar todas as competências da raça em um único evento. “A Passaporte valoriza os animais da região, pois daqui saem cavalos com um nível muito alto para a Expointer. Além das Exposições, estamos trabalhando para agendar cada vez mais provas funcionais. Tem sido um bom equilíbrio entre morfologia e funcionalidade”, comentou Diego Hedel Santos, presidente do Núcleo.

Segundo o jurado, Telmo Raimundi Ferreira, foi um evento significativo com animais de ótima qualidade. Mesmo com a adversidade da chuva tudo transcorreu bem. "O Núcleo está de parabéns por ter realizado mais uma prova como essa. Em pista eu encontrei um excelente grupo de animais, onde as fêmeas se destacaram como um grupo parelho e uniforme. Eu fiquei muito feliz por encontrar tanta qualidade nos exemplares avaliados. As fêmeas irão representar muito bem a raça na Expointer. Nas quatro finalistas, selecionei fêmeas com características femininas, equilibradas. A potranca menor, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça, tem um equilíbrio impressionante e é muito feminina, tem ótimos aprumos. Nas demais Passaportes temos observado um número expressivo de fêmeas jovens como essa que têm se destacado, isso demonstra que a raça está evoluindo constantemente. Isso é resultado de um trabalho assertivo dos expositores”, ressaltou.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã Sedutora da Lapa, criador e expositor Rodrigo Esber, Cabanha Lapa, Araucária (PR)

Reservada Grande Campeã Norteña do Morro Chato, criador Marlus Arruda Silva e expositores Marlus Arruda Silva e Ary André Velho, Cabanha Morro Chato, Painel (SC)

Terceira Melhor Fêmea Jóia Rara do Imbuial, criador e expositor Evaldo Mendes Taborda, Cabanha Santa Luzia do Imbuial, Curitiba (PR)

Quarta Melhor Fêmea Belle Maravilha, criadora e expositora Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraíso, Balsa Nova (PR)

MACHOS

Grande Campeão Xeque Mate da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista e expositor Parceria Xeque Mate, Cabanha Boa Vista, Vacaria (RS)

Reservado Grande Campeão Comanche da SGV, criador Rachel Sens Gamborgi Valim e expositores Rachel Sens Gamborgi Valim e Sílvio Gamborgi Valim, SGV Cabanha Crioula, Lages (SC)

Terceiro Melhor Macho CRK Cartucho, criador e expositor Cristian Rodrigo Klein, Crioulos Estância Hermosa, Coronel Vivida (PR)

Quarto Melhor Macho Quarto de Lua do Recanto Crioulo, criador Adelmo Hess e expositor Fábio Nivaldo de Oliveira, Cabanha Alto Paraíso, Joinville (SC)

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação Texto: Julia de Andrade/ABCCC

#ABCCC #CavaloCrioulo #Exposição #Passaporte #Morfologia #Lages #SantaCatarina