top of page
  • Ascribu

Julgamento dos búfalos na Expointer evidencia qualidades da espécie


O grande campeão entre os bubalinos da raça Mediterrânea tem 18 meses. Panorama 9727 da Panorama, da Fazenda Panorama, de Camaquã (RS), bateu outros machos na categoria Júnior Menor e levou o grande prêmio. O criatório também venceu com a raça Murrah, na categoria Touro Jovem com o exemplar Panorama 788 da Panorama, de 3 anos. A Panorama atua desde 1976 na criação de Búfalos. O proprietário Delfino Beck Barbosa se disse muito satisfeito com a avaliação dos jurados, pois a fazenda prima pelo melhoramento genético. A Panorama tem sua genética espalhada por 150 criadores no Brasil, além de produtores na Argentina, Uruguai e Colômbia.

Caio Rossato, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, veio de São Paulo para ficar atento aos detalhes mais importantes de cada raça. “Cabeça, chifre e profundidade são as características a serem avaliadas”, contou. Rossato avalia bubalinos há dez anos. Ele é produtor há 20 anos, em São Paulo.

O dirigente explicou ainda a diferença entre as duas raças julgadas nesta segunda-feira, 26 de agosto, na Expointer. A raça Mediterrânea, de origem italiana, tem chifre aberto, enquanto a Murrah, de origem indiana, tem o formato encaracolado. A abertura ou conformação da volta do encaracolado fazem parte das análises dos jurados.

O outro jurado da competição veio da Argentina. Carlos María de Llano é diretor da Associação Argentina de Criadores de Búfalos. O especialista destacou as características da carne produzida por búfalos. “Pela boca entram as enfermidades, assim como se pode curar. Búfalo é orgânico, não levam antibióticos ou hormônios como os frangos ou outros ruminantes”, afirmou. Llano conta que búfalos têm 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 12% mais proteína e 10% mais minerais que outras carnes.

Régis Gonçalves, presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), acompanhou toda a prova na pista. Segundo ele, o julgamento foi “a coroação de todo um trabalho construído durante anos para apresentarmos a melhor genética desenvolvida aqui no Estado”.

bottom of page