top of page
  • Federarroz

Grande Expediente na Assembleia Gaúcha lembra os 30 anos da Federarroz


Realizado nesta terça-feira, 24 de setembro, o Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul homenageou os 30 anos da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul. A proposta da cerimônia, que reuniu produtores, dirigentes arrozeiros e autoridades no Plenário 20 de Setembro, no legislativo, em Porto Alegre (RS), foi de autoria do deputado Estadual Frederico Antunes (PP).

Antunes saudou em seu discurso os 30 anos da Federarroz por meio dos nomes que fizeram a história do setor arrozeiro gaúcho. Lembrou também do trabalho da entidade na luta pela defesa do setor e os preceitos sustentáveis indicados e preconizados pela federação, que garantem a qualidade e sanidade do produto do Estado. "Muito me honra ser um dos parlamentares que integra a Bancada do Arroz, uma bancada pluripartidária, que tem compromisso com a causa do setor. Este compromisso resume nossa responsabilidade. Parabéns aos homens e mulheres do campo que construíram três décadas desta entidade. Parabéns à Federarroz pelos seus 30 anos. Sua história merece toda a nossa reverência e homenagem", salientou.

Para o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, esta homenagem foi um momento especial nestes 30 anos de lutas da entidade. "É uma honra estar à frente de uma entidade tão respeitada pela sua história nestes 30 anos. O deputado teve esta iniciativa e muito me honra em presidir esta entidade reconhecida no Estado e no país que congrega os produtores do Estado que produz 70% do arroz brasileiro e a Federarroz trabalha com as políticas públicas não so do Rio Grande do Sul como do Brasil", observou.

Também se manifestaram os deputados Silvana Covatti (PP), Edson Brum (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Turra (PP), Airton Lima (PL), Elton Weber (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Vilmar Lourenço (PSL), Any Ortiz (PPS), Aloísio Classmann (PTB) e Fran Somensi (Republicanos), na sessão presidida em parte pelo deputado Ernani Polo (PP) e em outra pelo atual presidente da casa, Luís Augusto Lara (PTB).

A Federarroz foi fundada em 5 de setembro de 1989, durante assembleia de arrozeiros em São Sepé (RS). Desde então contou com seis presidentes, iniciando por Breno Prates, um de seus fundadores, e Clóvis Machado Terra, ambos presentes na cerimônia. Também foram mandatários da entidade Antônio Eloi Ferrice Paz, Valter Pötter, Renato Rocha e Henrique Dornelles, este que foi substituído em julho pelo atual presidente, Alexandre Velho.

bottom of page