top of page
  • Educredi

Ação vai engajar comunidade de bairro de São Leopoldo pelo meio ambiente


No próximo sábado, 9 de novembro, das 9h às 13h, ocorre no Bairro Feitoria, em São Leopoldo, o "Vira Feitoria!". A ação engloba um mutirão de limpeza, plantio, pintura, música e gastronomia ao longo do evento. O projeto de educação ambiental e mobilização social é idealizado pela Cooperfeitoria e pela Apoena Socioambiental e tem o apoio da Cooperativa de Crédito dos Professores Educredi, que participará promovendo jogos de educação ambiental.

Serão instaladas, com a ajuda da comunidade escolar e local, 15 lixeiras, que foram coloridas pelas escolas da região, no percurso da avenida Integração. Cada escola pintou a sua de acordo com a sua criatividade. As lixeiras serão exclusivamente para o descarte de resíduos recicláveis e após sua instalação, as Cooperativas Cooperfeitoria e Univale irão fazer o recolhimento semanal dos resíduos.

Antes do evento, os organizadores realizaram visitas ao comércio local e reuniões preparatórias de forma a divulgar a proposta e engajar os mesmos na adesão ao selo “Amigos da Reciclagem”. Os que decidirem participar da ideia vão receber formação de como separar o seu resíduo em três categorias: reciclável, orgânico e rejeito. Esta formação está vinculada ao conceito mundial “Lixo Zero”, que busca desviar de aterros sanitários 90% do resíduo.

O "Vira Feitoria!" também contará com um mini festival de sustentabilidade, coral, teatro, bandas e oficinas de pintura e produção de composteiras. O projeto envolveu as escolas municipais Dr. Osvaldo Aranha, Olímpio Vianna Albrecht e Caic Madezatti, além da escolinha de futebol F13 e o centro comunitário de educação infantil Talitha Kum. "Estas instituições receberam oficinas e atividades com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As turmas vão apresentar atividades voltadas a cada ODS", salienta a técnica responsável pelo projeto, Daiana Schwengber.

bottom of page