top of page
  • ABHB

Genética nacional Hereford e Braford atrai centrais de inseminação


Responsáveis pela disseminação de genética Hereford e Braford, as centrais de inseminação são grandes aliadas na expansão das raças pelo Brasil. Conforme levantamento nos catálogos das principais empresas do setor, há mais de cem animais das duas raças com disponibilidade de genética nacional para o melhoramento genético dos plantéis em todo o país. Antes dominadas pela genética vinda do exterior, agora os catálogos das principais centrais que atuam no território brasileiro ampliaram a contratação de touros de criatórios nacionais.

Na última Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha, as centrais de inseminação disputaram lance a lance os principais exemplares em pista nos leilões. Segundo o representante da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Cavalcanti, nos últimos anos as centrais de inseminação começaram a olhar para o Hereford e o Braford nacional com a possibilidade de vender este produto vendo sua qualidade, especialmente pela adaptação dos exemplares brasileiros ao clima no país. “Começamos a virar um centro difusor de genética. De consumidor viramos produtores de genética de qualidade. E as centrais, tanto as nacionais quanto as multinacionais começaram a reconhecer esta qualidade dos criadores”, observa.

Segundo Cavalcanti, a promoção das centrais de inseminação em relação à genética Hereford e Braford nacional também serve como ferramenta de marketing para os criatórios. “A ideia é sempre procurar mais parcerias com as centrais, pois isto gera marketing tanto para as cabanhas quanto para as raças, pois estamos produzindo animais de qualidade para o nosso mercado interno”, destaca.

bottom of page