top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

ABCCC auxilia na busca de cavalos perdidos nas enchentes no Rio Grande do Sul

Com a situação das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana e que continuam causando estragos em diversas regiões do Estado, há relatos de muitos animais que foram perdidos e levados por enxurradas. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está auxiliando criadores no sentido de encontrar estes animais perdidos, abrindo inclusive uma central para receber informações.


Conforme o superintendente de Registro Genealógico da entidade, Frederico Araújo, os equinos da raça Crioula têm uma identificação, que é a marca do seu criador, sempre localizada no lado esquerdo do animal na região posterior. "Também estão marcados esses animais com uma numeração. A marca associada a essa numeração pode nos auxiliar muito e, além disso, com a pelagem que, se puder ser identificada, para que possamos buscar o reconhecimento desses animais. Muitos deles têm a marca da Associação, esta marca está localizada no lado direito do animal, no quarto direito", reforça.


Araújo também enfatiza que, além dessa situação de identificação, outra questão importante de ressaltar é a abordagem desses animais. "Todos eles, com certeza, com isso tudo estão muito assustados e de alguma maneira podem buscar se defender. Então é importante alertar as pessoas que encontrarem esses cavalos, que cheguem com calma, com tranquilidade, falando com esses animais para que eles possam identificar que não estão sendo ameaçados e, assim, serem contidos e levados para um lugar seguro. Estamos auxiliando na questão da identificação e ao mesmo tempo sugerindo essa abordagem tranquila para que esses animais possam ser removidos de uma maneira segura", ressalta.


Quem encontrar cavalos perdidos pode enviar foto e localização para o WhatsApp (53) 98419.0397 com a identificação recomendada para que autoridades e criadores responsáveis possam realizar o resgate destes animais. A Vetnil, parceira da ABCCC, está enviando suprimentos e medicamentos, além de convocar médicos veterinários, para auxiliar no tratamento destes animais.

Comments


bottom of page