AgroEffective lança sistema próprio de inteligência de dados em comunicação
- Redação AgroEffective
- 4 de ago.
- 2 min de leitura

A comunicação baseada em dados acaba de ganhar um novo aliado no agronegócio. A AgroEffective oficializou o lançamento do MIRA, uma metodologia exclusiva que transforma os resultados de mídia espontânea de seus clientes em métricas mais reais, objetivas e auditáveis. Após um período de testes realizado nos últimos três meses, a ferramenta está consolidada e passa a fazer parte da rotina da agência como um diferencial estratégico.
Idealizado a partir de estudos de auditorias utilizadas por agências nacionais e internacionais, o MIRA combina critérios de relevância, audiência e credibilidade para classificar os veículos de imprensa em cinco níveis: Platinum, Diamante, Ouro, Prata e Bronze. O sistema é apoiado por inteligência artificial, que atua tanto na coleta quanto na análise dos dados, permitindo uma valoração precisa das inserções.
Segundo Nestor Tipa Júnior, diretor de Conteúdo e Marketing da AgroEffective e um dos criadores da metodologia, a proposta do MIRA é romper com o modelo baseado em percepções e elevar o grau de confiabilidade nos relatórios de mídia. “Precisávamos de uma forma mais concreta de mensurar resultados. Com o MIRA, conseguimos apresentar ao cliente dados mais próximos dos reais, sem achismos ou adivinhações”, afirma.
Durante o período de testes, a agência avaliou e auditou centenas de veículos jornalísticos, estruturando uma base de dados própria. “Tivemos aprendizados importantes, como a necessidade de classificar com mais precisão cada veículo, respeitando seu alcance e perfil editorial. Isso nos permitiu dar um peso coerente para cada publicação recebida pelos nossos clientes”, explica Nestor.
Embora continue em processo de aprimoramento, o MIRA já mostrou impacto direto na estratégia dos assessorados, com mudança de alcances no último mês. “Com os dados em mãos, os clientes passaram a entender melhor o alcance real das ações de comunicação e, com isso, conseguimos ajustar campanhas, sugerir novos caminhos e até reorientar prioridades. Isso tudo com base em números, não em impressões”, diz.
De uso exclusivo dos clientes da AgroEffective e da ComEffective, o MIRA já influenciou decisões de conteúdo, reposicionamento de mensagens e ajustes táticos nas estratégias de mídia. “É uma ferramenta de qualificação. Ela mostra com maior acurácia aquilo que estamos entregando e sustenta, com dados, o valor da nossa atuação”, completa o diretor.
Para Nestor, o lançamento do MIRA marca uma nova fase para a agência. “Nosso trabalho sempre foi reconhecido pela dedicação, mas agora conseguimos provar com números o impacto que geramos. O MIRA nos coloca em um novo patamar, onde o uso de dados transforma a informação em inteligência prática para o cliente”, conclui.
Commentaires