top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Argentina vai definir primeiros finalistas ao Freio de Ouro 2024


No final desta semana, os primeiros classificados para a grande final do Freio de Ouro serão conhecidos. E é na capital da Argentina, Buenos Aires, entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, que sairão os primeiros oito selecionados, quatro machos e quatro fêmeas, que estarão na disputa da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que tem sua decisão marcada para a Expointer, em Esteio (RS).


Conforme o executivo de provas funcionais da ABCCC, Eduardo Neto de Azevedo, o início de ciclo sempre gera uma boa expectativa de boas provas e com bons cavalos. Sobre a Argentina, o dirigente reforça que o país vem crescendo tanto em quantidade de participantes quanto em qualidade técnica. "Hoje nós temos bons ginetes lá, pelo que a gente vem acompanhando dos últimos anos. Ginetes competitivos, cavalos muito bons. A nossa expectativa é de uma grande final, esse ano em Buenos Aires, junto com a feira Nuestros Cavalos, um evento muito importante.


As 24 fêmeas e 24 machos que entrarão em pista serão avaliados por dois trios de jurados, escolhidos pela ABCCC em conjunto com a Asociación de Criadores de Caballos Criollos do país (ACCC). Os indicados brasileiros para a primeira classificatória do ciclo são Carlos Loureiro de Souza e Luiz Alberto Martins Bastos (indicados pela ABCCC), Alexandre Pons Suñe e Ciro Manoel do Canto Freitas (indicados pela ACCC). Além dos brasileiros, a dupla argentina Santos Miguens e Carlos Cattani completa o corpo de jurados.


Durante a Classificatória ficarão responsáveis pela avaliação dos exemplares da categoria fêmeas Alexandre Pons Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos e Santos Miguens. Enquanto para julgamento da categoria machos Carlos Cattani, Carlos Loureiro de Souza e Ciro Manoel do Canto Freitas.


Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Comments


bottom of page