Artesanato que gera valor inspira ciclo de palestras no Universo Pecuária
- Érika Ferraz

- há 13 minutos
- 2 min de leitura

A programação da 1ª edição do Fórum do Artesanato, realizada na quarta-feira, 5 de novembro, como parte do Universo Pecuária em Lavras do Sul (RS), reuniu artesãos, empreendedores, especialistas e público interessado em uma imersão de criatividade, cultura e mercado. O ciclo contou com cinco momentos distintos: quatro palestras e um bate-papo de experiências com artesãs convidadas.
A abertura esteve a cargo de Gisele Alves, gestora do artesanato do Sebrae Nacional, que apresentou a palestra “Artesanato que Gera Valor: Criatividade, Cultura e Mercado”. Segundo Gisele, quando se fala artesanal, isso não é mais pejorativo, pelo contrário, é um produto que gera consumo com propósito, um manifesto. Na sequência, Tatiane Alves, sócia-proprietária da empresa de design Compassing, ministrou a palestra Mercado do Artesanato e Tendências de Consumo. Ela destacou que “olhar para nossa região, nosso processo criativo e construir novos produtos” exige entender o estilo de vida do consumidor e não apenas sua faixa etária.
Encerrando a parte teórica, Marcus Tonin, conhecido como “O Marketeiro, Confesso”, apresentou Além do Algoritmo: Marketing Digital como Estratégia de Vendas, oferecendo um passo a passo para artesãos que desejam ingressar no marketing de seus produtos. “Não é uma questão de tempo, é uma questão de importância”, frisou o profissional, ao enfatizar a necessidade de reservar um período para divulgação e comunicação dos produtos artesanais no meio digital a fim de alavancar as vendas.
O quarto momento contou com Karine Faccin, artista plástica e sócia-proprietária da Kafaccin, que apresentou seu principal case de sucesso, as Redeiras, projeto em que auxilia mulheres artesãs que desenvolvem peças com escamas de peixe, redes de pesca e couro de peixe. O encerramento do ciclo foi marcado por um bate-papo com as artesãs convidadas Marta Teixeira, que trabalha com lã e cria suas próprias ovelhas da raça Ideal, e Sue Helen, produtora de velas aromáticas personalizadas. Elas compartilharam suas experiências, ressaltando como tradição, identidade e inovação podem caminhar lado a lado no artesanato moderno.
O Fórum do Artesanato, inserido na programação do Universo Pecuária, reforçou a importância de reconhecer o artesão como agente econômico e cultural, conectando saberes, territórios e mercados. O evento mostrou que, mesmo em um ambiente tradicionalmente voltado à pecuária, o artesanato ocupa espaço relevante na cadeia produtiva, no turismo e no fortalecimento da identidade regional.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.






Comentários