Reunindo associados, fundadores, conselheiros e colaboradores, um coquetel foi realizado na noite da última sexta-feira, 22 de julho, em Porto Alegre (RS), para celebrar os 20 anos da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Professores da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Educredi. A instituição chegou a esta marca na última terça-feira, 19 de julho.
Na ocasião, os fundadores da Educredi foram homenageados com um certificado. Em seu discurso, o diretor presidente da cooperativa, Elson Sena, lembro que formar uma cooperativa de crédito dos professores não foi algo simples, mas começou pela vontade de fazer algo pela categoria. "Tivemos o prazer de fazer isso com um grupo de professores da Agptea. Para nós, que estamos à frente hoje, na diretoria e no conselho, fazer este trabalho ser duradouro é bastante recompensador porque por trás tem um grupo de associados que precisa do nosso retorno. E quanto melhor for este retorno o associado ficará mais próximo da cooperativa", observou.
Fundada por um núcleo formado por 24 professores associados da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), a Educredi teve seu início em 19 de julho de 2002. A área de atuação da Cooperativa Educredi compreende 31 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Além dos serviços de crédito e assessoria financeira, a instituição também oferta convênios aos associados com empresas nas áreas de saúde, educação e serviços.
O fomento às ações sociais e educação ambiental também faz parte do trabalho da cooperativa. Um dos destaques é a Sala Verde Padre Amstad, que leva conteúdos e discussões ambientais para as comunidades escolares.
Comments