top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Criadores levarão o melhor do gado Holandês para a primeira edição da Fenaleite


Pela primeira vez, o gado holandês se fará presente na Igrejinha Mix, multifeira que acontece de 10 a 12 de junho na cidade de Igrejinha (RS). A Fenaleite, que complementa o Exceleite, circuito de excelência da raça organizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) , vai julgar morfologia e produtividade entre os dias 8 e 11, com premiação estimada em R$ 10 mil. Estão sendo esperados 50 animais em pista.


Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o convite foi feito por uma comitiva de secretários do município, durante a Fenasul Expoleite, e foi recebido com muita honra. “Eles nos chamaram para organizar uma exposição homologada e ranqueada, criando uma possibilidade de termos um novo local para divulgarmos nossa raça, nossas vacas e nossa atividade leiteira”, comemorou. O dirigente ressaltou ainda que estes eventos são como um congresso entre os produtores. “A atividade leiteira está em sua essência, na agricultura familiar, onde labutam com suas vacas e vendem o leite no dia-a-dia. Esta é uma oportunidade de mostrarmos tudo isso para a sociedade”, concluiu.


Nos dias 8 e 9, ocorre a série de ordenhas e pesagens que levam à escolha do vencedor do concurso leiteiro. Já no dia 11, os produtores levam para a pista os animais que participam da avaliação morfológica. Terneiros, novilhos, vacas e outros serão julgados pelo vice-presidente Técnico da entidade, José Ernesto Ferreira. A 6ª edição do Igrejinha Mix está marcada para os dias 10, 11 e 12 de junho, no Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha (RS).

bottom of page