Educação e turismo ganham destaque no Universo Pecuária 2025 em Lavras do Sul
- Rejane Costa

- há 13 horas
- 2 min de leitura

Educação e turismo serão temas presentes na terceira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócios e Sustentabilidade, que ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul (RS). No primeiro dia do evento, o local será palco de um encontro para o fortalecimento do turismo regional: o Fórum de Turismo. Já no dia 6, acontecerá o Fórum das Escolas Técnicas.
A gestora de projetos de turismo do Sebrae/RS, Mirian Silveira Vercelhese, destaca como muito importante o Fórum de Turismo uma vez que irá reunir especialistas, gestores públicos e profissionais do setor para discutir caminhos e oportunidades para o turismo no Bioma Pampa. “O Fórum é uma iniciativa que busca integrar os atores do turismo e promover o desenvolvimento sustentável e regionalizado do setor, reforçando o papel de Lavras do Sul como destino estratégico no Pampa Gaúcho”, sinaliza Mirian.
A programação deste Fórum contempla painéis, palestras e debates sobre turismo de natureza, regionalização e tendências do setor, com a presença de nomes de destaque no turismo gaúcho. Das 13h30min às 14h30min ocorrerá o Painel “Turismo de Natureza”, com Roseli Nascimento e Glayson Bencke; entre 14h30min e 15h30min, será a vez de um Painel da Secretaria de Turismo (Setur) e da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur). Falarão a presidente da Apatur, Luciane Gomes, a interlocutora regional do Pampa Gaúcho, Silvana Carvalho, e a coordenadora e interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo no RS, Cristiane Silva.
Na sequência, das 15h30min às 16h30min, terá a palestra: “Tendências para o Setor do Turismo”, com Vanessa Schardong. Das 16h30min às 17h, “Pauta Lavras do Sul”, com a turismóloga Fernanda Carvalho; e às 17h, a palestra “Entre a Nascente e o Futuro: o Turismo de Natureza como força de desenvolvimento no Pampa”, com Eliza Ermida.
A gestora de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Mônica de Alencastro Guimarães, ressalta, por sua vez, o Fórum das Escolas Técnicas, que, segundo ela, “é um encontro para quem acredita que o conhecimento transforma territórios”. Informa que estudantes e educadores estarão unidos para debater inovação, futuro e o papel das escolas técnicas no desenvolvimento regional. “Será o primeiro fórum, com todas as escolas técnicas da região da Campanha e Fronteira Oeste”, explica. Ele ocorrerá na Arena de Remates do Universo Pecuária, a partir das 8h30min.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.






Comentários