top of page

Espaço Pós-Colheita amplia presença da indústria na Abertura da Colheita do Arroz

  • Foto do escritor: Ieda Risco
    Ieda Risco
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura
Criado em 2024 como Pavilhão da Indústria, ambiente consolida área voltada ao setor industrial da cadeia produtiva do grão (Foto: Leandro Vieira/Divulgação)
Criado em 2024 como Pavilhão da Indústria, ambiente consolida área voltada ao setor industrial da cadeia produtiva do grão (Foto: Leandro Vieira/Divulgação)

O Espaço Pós-Colheita amplia a participação da indústria na 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Criado em 2024 como Pavilhão da Indústria, o ambiente passa a ocupar uma área maior nesta edição, reunindo empresas e atividades voltadas às etapas industriais da cadeia produtiva do arroz, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), de 24 a 26 de fevereiro.


De acordo com os organizadores da Abertura da Colheita, o espaço surgiu a partir de um pedido do empresário Nathan Vanier que o setor industrial pudesse ter sua presença no evento. Em 2024, o pavilhão reuniu cinco empresas. No ano seguinte, o número dobrou. Para esta edição, o Espaço Pós-Colheita contará com duas ruas abertas e cerca de 16 expositores.


O incentivador da presença das indústrias no evento, destaca que é preciso entender a pós-colheita como um elo importante da cadeia produtiva do arroz. “A gente não pode produzir bem e depois o lucro se esvair com perdas e com geração de custos desnecessários nas operações da pós-colheita e da industrialização. Então, produtos e serviços que serão ali apresentados, a maioria para uma melhor gestão de custos, também para redução de perdas e com isso melhorando a lucratividade do setor”, explicou Nathan Vanier.


Ele pontuou, também, que isso envolve quem tem armazém próprio, as empresas privadas que armazenam para terceiros e as indústrias que beneficiam o arroz produzido nas lavouras. “O objetivo do grupo de parceiros que estará expondo é trazer soluções para a melhoria da lucratividade”, concluiu.


A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 24 a 26 de fevereiro e tem como tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”. O evento é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa Clima Temperado e do Senar, e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em www.colheitadoarroz.com.br.



Comentários


bottom of page