top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Expansão da raça Crioula no Mato Grosso estará em evidência em evento em Sorriso




Raça em expansão no Mato Grosso, em especial pela aptidão nas provas esportivas, como o Laço Comprido, o Cavalo Crioulo ganha destaque nesta semana no município de Sorriso. O Núcleo Integração Norte de Criadores de Cavalos Crioulos do Estado organiza mais um evento, onde o carro chefe será a Exposição Passaporte para a final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorre no final de agosto na Expointer, em Esteio (RS). O evento ocorre de 11 a 13 de junho no Rancho Fundo.


Além disso, provas como o Freio do Proprietário, onde os criadores simulam a tradicional prova do Freio de Ouro, Freio Jovem, com a participação de crianças e adolescentes, e provas de doma e o redomão, que são para cavalos ainda sendo domados, farão parte da grande programação prevista. "A maioria absoluta dos nossos sócios são desportistas, que usam para o Cavalo Crioulo por si ou com a familia", observa o representante do Núcleo, Fabiano Fachini.


Conforme Fachini, o núcleo já promoveu outras exposições morfológicas com os animais da região, e a realização da Passaporte, com exemplares vindos também de regiões tradicionais de criação, serve também como uma ampliação do fomento da raça no Estado. "Com isso pretendemos demonstrar um nível de animais mais próximo do que se requer morfologicamente, agradando os olhos do pessoal e isso, consequentemente, promove e amplia o conhecimento sobre a raça. Vendo pessoalmente é muito melhor do que pela televisão ou qualquer canal de comunicação", explica.


A avaliação da Exposição Passaporte ficará à cargo de Leonardo Teixeira, já da prova de Doma e do Freio do Proprietário serão Rafael Sant’Ana e César Augusto Zolinger. Além disso, um leilão será realizado na sexta-feira, dia 12 de abril, a partir das 19h horário local (20h horário de Brasília).


Confira a programação


11 de Abril de 2024 (Quinta-feira)

9h Primeira fase Redomão Doma e Laço, e Freio do Proprietário

14h Mangueira I e Campo I Freio do Proprietário

15h Esbarrada e Escaramuça Livre Redomão Doma e Laço


12 de Abril de 2024 (Sexta-feira)

8h Mangueira II e Bayard-Sarmento Freio do Proprietário

9h30min Laço Redomão Doma e Laço e Campo II - Freio do Proprietário

15h Admissão Passaporte

19h Confraternização do Núcleo e Leilão


13 de Abril de 2024 (Sábado)

8h Início do Julgamento Morfológico

14h Continuação do Julgamento Morfológico e Grandes Campeonatos


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page