top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Exposição Outonal seleciona Cavalos Crioulos de excelência para a Morfologia Expointer


A semana será dedicada ao Cavalo Crioulo de Excelência, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). É que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), realiza, entre os dias 15 e 21 de abril, duas das mais importantes seletivas da raça: a Exposição Outonal e o Bocal de Ouro. A tradicional Exposição será realizada juntamente com a seletiva de inéditos ao Freio de Ouro.


Conforme o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso da Rosa, houve um número expressivo de inscrições para a Outonal. Se inscreveram para a exposição 64 animais, entre machos e fêmeas. “É uma exposição muito forte e bastante importante. A ABCCC deu um grande peso para ela, alterando o regulamento, onde campeão e reservado passam a uma quantidade maior de coberturas”, destaca. A alteração no regulamento na área de registro genealógico também possibilitou que a Grande Campeã da Outonal e a Reservada passem a ter o status de doadoras de embriões.


Como a prova será intercalada com o Bocal de Ouro, os primeiros machos a serem avaliadas entrarão em pista na quinta-feira após a prova de Andaduras do Bocal. “Vamos tentar esticar bastante o horário por conta da luminosidade da pista que permite isso”, explica o dirigente. André Rosa ressalta, ainda, que o objetivo de integrar as provas é o de manter a comunidade crioulista unida. “A Outonal começava na quarta ou na terça e na quinta-feira ela acabava, ia todo mundo embora, e começava o Bocal. O intuito é a gente ter as modalidades juntas, com o mesmo povo”, afirma Rosa. Ele também garante que o caminho é a convivência.


Confira a programação


18 de Abril de 2024 (Quinta-feira)

Julgamento morfológico (categorias de machos) – Exposição Outonal (Após provas do Bocal)


19 de Abril de 2024 (Sexta-feira)

Julgamento morfológico (categorias de fêmeas) – Exposição Outonal (Após provas do Bocal)


20 de Abril de 2024 (Sábado)

Campeonatos e Grandes Campeonatos – Exposição Outonal (Após provas do Bocal)


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page