top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Futuro do Cavalo Crioulo faz sua estréia na arena coberta para a final do Freio Jovem


Mais do que dominar o cavalo e mostrar conhecimento e preparo técnico em pista, o ginete do Freio Jovem se consagra pela confraternização entre amigos. E é isso que será visto nesta semana, na grande final, na Arena principal do Cavalo Crioulo, no parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Estão sendo esperados 125 participantes e mais um número incalculável de amigos e familiares que acompanharão as provas, que encerram no sábado dia 11 de novembro. Para chegarem até a final, os conjuntos que entrarão em pista, passaram por 35 seletivas. O vice-presidente de Provas Esportivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando Gonzales, garante que enaltecer o vencedor não é o propósito desta competição. "A gente acredita que no Freio Jovem, entrar em pista, é um grande desafio para os jovens, faz parte da formação do caráter deles e que independente de ganhar ou perder, todos são vitoriosos por estarem ali, concluindo esta etapa de vida”, afirma o dirigente.


Para a final do Freio Jovem, que será a primeira na pista coberta, estão inscritos participantes de diferentes categorias: Infantil Feminino A e B, Infantil Masculino A e B, Juvenil Feminino A e B, Juvenil Masculino A e B. As etapas da Final do Freio Jovem contarão com a supervisão do Técnico do Cavalo Crioulo, Alexandre Pons Suñe. A avaliação do desempenho dos competidores ficará com Douglas Leite Gonçalves, Marco Antônio Stumpf e Santiago Schiavo, responsáveis pelos julgamentos dos competidores das categorias Infantil Feminino e Masculino A e B. Já nas categorias Juvenil Feminino e Masculino A, o trio de jurados será formado por Glauco Pinto Xavier, Leonardo Rodrigues Teixeira e Rodolpho Hickmann Demoliner. E César Augusto Zolinger, Gustavo Weiand e Júlio Cesar Hax serão os responsáveis por julgar os inscritos Juvenil Feminino e Masculino B.


Confira a programação

Dia 9 de Novembro de 2023 (Quinta-feira)

8h às 9h – Término da entrada dos animais

9h às 11h – Revisão dos animais do Freio Jovem

14h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Infantil A Feminino, Infantil A Masculino, Infantil B Feminino e Infantil B Masculino

Dia 10 de Novembro de 2023 (Sexta-feira)

8h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Juvenil A Feminino, Juvenil A Masculino, Juvenil B Feminino e Juvenil B Masculino

Dia 11 de Novembro de 2023 (Sábado)

8h – Mangueira 1 – Todas as categorias

Sequência – Bayard/Sarmento

13h30min – Prova de Campo


Foto: Giácomo Góes/Divulgação

bottom of page