top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Gadolando divulga data do banho de leite para celebrar os melhores da Fenasul Expoleite


A primeira grande avaliação da produtividade e da morfologia do gado leiteiro holandês ocorre entre os dias 17 e 21 de maio, quando se realiza a 16ª Fenasul e a 44ª Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). E o concurso leiteiro, organizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) terá seu ápice no dia 18, ao celebrar com o tradicional banho de leite, aquelas vacas cujos produtores souberam aliar genética e manejo.


O presidente da Gadolando, Marcos Tang, espera um bom número de vacas inscritas para o concurso leiteiro, mas principalmente bons resultados e criadores animados com a prova. Segundo ele, é uma competição tensa, onde se ganha nos pequenos detalhes. “Eu sempre afirmo, ninguém ganha concurso leiteiro na feira, isto tem que ser feito em casa e é um trabalho de muita dedicação e muito conhecimento, e a vaca para ganhar um concurso leiteiro precisa ter boa genética, produzir bem, comer bem e conseguir fazer tudo isso, expressar tudo isso diante de um público, então precisa também ter temperamento e docilidade para tanto“, afirma.


O dirigente conta ainda que, durante todo o ano, os associados da Gadolando participam de um conjunto de provas que leva à escolha de uma vaca em especial. Marcos Tang se refere ao circuito Exceleite. “E a Expoleite é uma etapa obrigatória. A vaca, para ser Campeã Suprema, necessariamente tem que passar por este crivo”, confirma. Tang também explica que o banho de leite, que celebra os bons resultados, não desperdiça o produto. "Nosso banho de leite é com muita água e um pouquinho de leite, só para dar uma cor esbranquiçada, não jogamos um alimento tão nobre fora”, conclui.


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

Comentarios


bottom of page