top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Outonal classificará novos exemplares para a Morfologia do Cavalo Crioulo


Uma das mais tradicionais Exposições Morfológicas da temporada do Cavalo Crioulo ocorre nesta semana. Na pista da raça no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), será realizada mais uma edição da Outonal, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Núcleo da 6ª Região e o Núcleo de Porto Alegre. A seletiva vai passaportear mais oito exemplares para a Nacional da Morfologia, no final de agosto, durante a Expointer.


Segundo o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Suñe, a organização vem trabalhando com muito carinho essa exposição de outono porque entende que é mais uma possibilidade que o criador tem de apresentar sua marca. “Ano passado dali se sagrou o grande campeão de Esteio, certamente teremos muita qualidade tanto em machos quanto em fêmeas e neste ano”, observa.


Em 2021 os dois grandes campeões de Esteio se classificaram nesta etapa. A égua PP Zara da Renascer - TE foi a grande campeã da exposição e repetiu o feito de Melhor Exemplar da raça. Já o cavalo Don Gonçalo Melchor foi o reservado grande campeão na ocasião. O julgamento está a cargo de João Francisco Silveira e o técnico da exposição será Thiago Orlando.


Confira a programação


21 de abril de 2022 (Quinta-feira)


8h às 20h – Início da entrada dos animais (portão 16)


22 de abril de 2022 (Sexta-feira)


8h às 14h – Término da entrada dos animais

14h - Concentração de Machos

16h - Início do exame de admissão da Passaporte Outonal

18h - Encerramento do exame de admissão da Passaporte Outonal


23 de abril de 2022 (Sábado)


8h - Início do julgamento - Passaporte Outonal

12h - Intervalo para almoço

14h - Continuação do julgamento - Passaporte Outonal


24 de abril de 2022 (Domingo)


09h - Campeonatos e Grandes Campeonatos - Passaporte Outonal


Foto: Leandro Vieira/Divulgação

bottom of page