top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Passaporte em Pato Branco seleciona novos Cavalos Crioulos para Nacional da Morfologia


Demonstrando a enraizada cultura de criar bons Cavalos Crioulos e apresentá-los através de expressivas Exposições Morfológicas, assim como promover por anos consecutivos os Passaportes Morfológicos a Expointer, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná, recebeu no Parque de Exposições de Pato Branco, entre os dias 25 a 27 de Maio, os concorrentes as oito vagas disputadas, quatro machos e quatro fêmeas, em busca das três rosetas, e garantir assim uma vaga para a Final no grande Palco da Raça em Esteio, no Rio Grande do Sul, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


Ao todo, 63 animais inscritos, 11 na Exposição Incentivo e 52 marcados, entram em pista, para ordenação das Categorias e dos Campeonatos e Grande Campeonato, realizado pela dupla de Jurados Gustavo Silveira Rodrigues, atuando como Jurado Principal, e Luciano Comiotto, auxiliando no julgamento, e responsabilidade Técnico do Cavalo Crioulo, Thiago Orlando. Experiente nos julgamentos das modalidades seletivas da raça, onde atua como jurado desde sua maioridade completa, Gustavo Silveira Rodrigues, estreou em solo paranaense, “já estive presente em muitas pistas julgando animais, mas no Paraná, é minha primeira vez”. O jurado agradeceu a indicação da ABCCC. “Agradeço a ABCCC, por lembrar e indicar meu nome para este julgamento, é uma honra poder contribuir para o avanço e seleção de bons cavalos dentro da raça”, enfatizou Gustavo.


Deparando-se com animais distintos mas que atendiam aos requisitos de padrão e conformidade racial, o destaque nos comentários foi aos proprietários e cabanheiros que apresentaram os animais em pista: “Primeiramente quero parabenizar a todos criadores que trouxeram seus animais para a pista desse Passaporte, por mais que tivemos categorias de animais muito heterogêneos, nos deparamos com animais muito bem preparados, atendendo muito bem ao que buscamos dentro da raça, e também parabenizar o zelo e apresentação dos cabanheiros em pista”.


Elas que carregam consigo a responsabilidade e agraciadas por gerar os futuros campeões e campeãs da raça, em suas mais distintas modalidades, foi colocado a prova e destacado pela Campeã e Melhor Exemplar da Raça, Maçanilha do Rosal, que foi Campeã na Categoria de Trio de Éguas Adultas, Campeã Melhor Ventre à Campo, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. Durante os comentários sobre os exemplares, Gustavo Rodrigues, destacou as qualidades da égua: “Optei pela égua zaina por sua amplitude, muito bons aprumos garrões bastante forte, muito boa cabeça, bom pescoço, muito boa costela, uma linha de cima bastante firme, é uma fêmea que representa muito bem a raça”. Maçanilha é filha de Basco Vale Quatro com RZ Dama de La Noche da Carapuça, exposta por Sady Marcondes Loureiro Neto, da Cabanha Rosal do Cruzeiro, de Palmas, Paraná.


Apostando em novos garanhões, a fila de Machos, teve um jovem potranco na sua condução, fazendo jus ao seu nome, Sucesso da Cabanha Santa Fé, impressionou por sua qualidade, “Nos encheram os olhos, um potranco que caminhou muito bem, encarou a pista, bom avanço, bastante retangular, com bastante características de macho, muito típico, de bons aprumos, muita força por baixo”, enfatizou o jurado. O colorado é filho de São Xavier Huracán e Indignada de Santa Edwiges, criado e exposto por Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé, de Aceguá, Rio Grande do Sul.

Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

MAÇANILHA DO ROSAL

Criador: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Expositor: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Estabelecimento: FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, Palmas (PR)


Reservada Grande Campeã

DOM ALBERTO TRANÇA II

Criador: FERNANDO ALBERTO SCHOLZE Expositor: FERNANDO ALBERTO SCHOLZE Estabelecimento: CABANHA DOM ALBERTO, Santo Cristo (RS)


Terceira Melhor Fêmea

RUIVA DA TAIMÃ

Criador: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO Expositor: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO Estabelecimento: CABANHA TAIMÃ, Santa Rosa (RS)


Quarta Melhor Fêmea

RETRANCA DA VENDRAMIN

Criador: ALDO VENDRAMIN Expositor: CARLOS EDUARDO DE SOUZA ALTENHOFEN Estabelecimento: CABANHA LA PASSION, Palmeira (PR)


MACHOS


Grande Campeão

SUCESSO DA CABANHA SANTA FÉ

Criador: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS Expositor: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS Estabelecimento: CABANHA SANTA FÉ, Aceguá (RS)


Reservado Grande Campeão

SOMBRIO JB DE PALERMO

Criador: OTTO JAYME BECKERT Expositor: OTTO JAYME BECKERT Estabelecimento: RANCHO J B, Palmeira (PR)


Terceiro Melhor Macho

FARRAPO DO SEIS TENTOS

Criador: FÁBIO GUSTAVO SAND Expositor: FÁBIO GUSTAVO SAND Estabelecimento: CABANHA SEIS TENTOS, Campo Erê (SC)


Quarto Melhor Macho

SINCERRO DA CABANHA SANTA FÉ

Criador: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS Expositor: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS Estabelecimento: CABANHA SANTA FÉ, Aceguá (RS)


Fotos: Leandro Vieira/Divulgação

Comentarios


bottom of page