top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Passaporteados de Uberaba são reverenciados na pista da Expozebu 2022


Localizada em uma das principais cidades que compõem o Triângulo Mineiro, Uberaba, a capital mundial do Zebu, realiza sua 87ª edição da Expozebu, no Parque Fernando Costa. Foi aqui, no palco principal da maior feira de zebuínos do mundo, que o Cavalo Crioulo escreveu mais um capítulo de sua história em uma Morfologia Passaporte que reuniu um grande público. Consagrando mais oito exemplares rumo a final morfológica da Expointer, os Grandes Campeonatos e o Melhor Exemplar da Raça foram conhecidos na tarde deste sábado, 07 de maio, julgados pelo jurado Telmo Raimundi Ferreira, em um evento organizado pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos em parceria com a Asspcoação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Na sexta-feira, os Campeonatos foram realizados durante a Equishow, localizada na Fazenda Experimental Orestes Tibery, outra atração que, atrelada à Expozebu, promove integração e exposição das diversas raças equestres de todo o país.


Com olhos atentos à pista em um julgamento importante para os criadores Mineiros, e também para aqueles que percorreram grandes distâncias até Uberaba, Telmo Raimundi Ferreira celebrou o grande nível dos 34 animais (9 Machos e 24 Fêmeas) admitidos pelo técnico Heitor Cheuiche Coelho, e destacou a qualidade exuberante do Melhor Exemplar da Raça. “Um cavalo que me impressionou desde o momento em que pisou em pista. Com uma grande facilidade de desenvolver seus andares - qualquer um deles - se torna um exemplar muito cômodo e progressivo, dá vontade de montar nele, de trabalhar nele. Mais do que facilidade na progressão, ele possui linhas muito suaves, expressão muito importante e uma estrutura óssea invejável”, concluiu o jurado.


Além disso, ele também fala sobre a importância que é apresentar nossos cavalos em uma feira da magnitude da Expozebu. “Foi um prazer enorme julgar aqui, em Uberaba. Este é um lugar importantíssimo, uma das maiores feiras do mundo e se torna um lugar especial quando entramos em pista com o nosso cavalo. É um palco que vale a pena estar presente e demonstrar todo o potencial do Cavalo Crioulo”, finaliza.


Na categoria Machos a ponta da ordenação foi representada pelos Cavalos Menores. Reverenciado com o título de Grande Campeão e também de Melhor Exemplar da Raça na Passaporte de Uberaba, JQ Número Um levou a mais alta titulação da seletiva e chamou a atenção graças à sua progressão nas andaduras, trote e galope e, segundo o jurado, “realizando andaduras fantásticas”. Além de tudo ele também destaca sua facilidade em avanço e linhas raciais muito potentes. Filho de JA Libertador, bicampeão do Freio de Ouro, e de JQ Jóia Rara, ele é de propriedade de Edmond Chaker Farhat Júnior, estabelecimento Fazenda Jequitibá, de Itatinga (SP).


Para Edmond, passaportear dois exemplares (além de JQ Número Um, JQ Padroeira também é de sua propriedade e ganhou a escarapela de 3ª Melhor Fêmea da exposição) para a Morfologia da Expointer é motivo de festa e de muito orgulho. “O título dele deixa a gente muito contente. Trazer um exemplar filho do JA Libertador com uma égua de nossa criação só demonstra como estamos no caminho certo. É um trabalho demorado e é preciso muita calma, coerência e estratégia”, comentou. Além de apostar em seu exemplar nas filas de conformação, ele também fala sobre o futuro do exemplar. “Vai ser muito gostoso participar da festa que é a Morfologia da Expointer e, para além dela, vai ser muito gostoso continuar com nosso projeto de ver o Número um nas pistas do Freio de ouro, pois além de muito bonito ele também é um cavalo muito funcional”, revelou o criador.


Na categoria Fêmeas o volume e potência de Nicotina da Rocio foram o suficiente para que o jurado entregasse o título de Grande Campeã à colorada. Filha de Buen Abrigo do Rocio e Campana Xaranga, a égua menor performou em pista com os melhores aprumos e também fez boas andaduras. “Uma enorme facilidade de avanço e uma apresentação encilhada impressionante, um desempenho maravilhoso que representará muito bem a nossa raça na Morfologia de Esteio”, finalizou Telmo Raimundi Ferreira. Criada e exposta por Felipe Puppi Ribas, da Fazenda Nossa Senhora da Rocio, de Balsa Nova (PR), a égua foi preparada no CT Cláudio Ribeiro onde o mesmo comenta sobre o sentimento de dever cumprido. “Foi um trabalho de equipe entre nós do CT e dos proprietários. Sigo ao lado dessa égua com muito treinamento e sair daqui como essa faixa é de uma felicidade enorme. Quando vi ela na cabanha eu achei melhor levar ela ao CT para começarmos o seu preparamento e ela fez por merecer. Esse título é a prova”, finaliza Cláudio Ribeiro.


Prestigiando a etapa, membros da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos se fizeram presentes e também participaram da entrega de prêmios como o Presidente da ABCCC, Onécio Silveira Prado Júnior e o Vice-Presidente de Núcleos e Expansão, Fellipe Ribas Borato.



Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã

NICOTINA DO ROCIO

Criador:FELIPE PUPPI RIBAS, Expositor: FELIPE PUPPI RIBAS, Estabelecimento: FAZENDA NOSSA SENHORA DO ROCIO, Balsa Nova (PR)


Reservada Grande Campeã

SANTA LARISSA FANTÁSTICA

Criador:LUIZ KENDY MAEDA, Expositor: LUIZ KENDY MAEDA, Estabelecimento: CABANHA SANTA LARISSA, Tijucas Do Sul (PR)


3ª Melhor Fêmea

JQ PADROEIRA

Criador:EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR, Expositor: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR, Estabelecimento: FAZENDA JEQUITIBÁ, Itatinga (SP)


4ª Melhor Fêmea

NAVALHA DA TAMAREIRA

Criador:CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR, Expositor: CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR, Estabelecimento: EST NCIA TAMAREIRA, Santa Rita Do Passa Quatro (SP)


MACHOS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão

JQ NÚMERO UM

Criador:EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR, Expositor: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR, Estabelecimento: FAZENDA JEQUITIBÁ, Itatinga (SP)


Reservado Grande Campeão

INÉDITO DA KAYGANGUE

Criador:VINICIUS RONCAGLIO, Expositor: VINICIUS RONCAGLIO, Estabelecimento: EMPREENDIMENTOS KAYGANGUE, Palmas (PR)


3ª Melhor Macho

HARMÔNICO DA ASKATASUNA

Criador:MARIA IZABEL FRANCO TELLECHEA, Expositor: MARCO ANTONIO ANDRADE BARBOSA, Estabelecimento: CABANHA MAAB, Uberaba (MG)


4ª Melhor Macho

GAMELEIRA FIDALGO

Criador: VICTOR BARBOSA PENNER, Expositor: VICTOR BARBOSA PENNER, Estabelecimento: CABANHA GAMELEIRA, Goiânia (GO)


Fotos: Felipe Ulbrich/Divulgação

Texto: Leonardo Silva/ABCCC

bottom of page