top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Pastagens de inverno serão fundamentais para desenvolvimento dos terneiros


Época crucial no desenvolvimento dos terneiros, o pecuarista deve ter atenção especial na transição da desmama dos animais com a inserção nas pastagens de inverno. Segundo o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, o outono é uma época chave porque é o momento que se dá o desmame da terneirada e a troca dos animais de um alimento imbatível que é o leite materno para comer fibra no pasto.


De acordo com o especialista, a fase de desenvolvimento máximo que os terneiros precisam para se tornar um bom novilho ou um bom touro é no inverno, por isso o outono se torna chave porque é a época para fazer as pastagens da estação. “Temos todos estes fatores em combinação, por isso é uma época crucial. Agora é que se dá todo o manejo de pastagens, refertilização anual e desmame, e que vai se refletir no sistema como um todo”, observa.


Pötter explica que este é o momento para a desmama e o preparo das pastagens de forma correta para que os animais passem o inverno em pastagens de qualidade com crescimento acelerado para que os mesmos cheguem na puberdade, que se dará lá na primavera, em pleno desenvolvimento.


O dirigente da Conexão Delta G lembra também que é preciso reforçar que os pecuaristas gaúchos estão saindo de uma seca histórica onde o desenvolvimento dos terneiros foi prejudicado quando estavam ao pé da mãe. “Agora precisamos compensar tudo isto, com o retorno das chuvas e da umidade, nesta época de temperaturas amenas, quando se dá esse crescimento das pastagens de inverno, precisamos aproveitar o máximo”, destaca.


bottom of page