top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Presidente francês nomeia Elicit Plant como empresa de importância estratégica


Nesta terça-feira, 12 de dezembro, durante as celebrações do segundo aniversário do programa de investimento France 2030, na cidade de Moulins-Sur-Tardoire, na França, a Elicit Plant foi selecionada, juntamente com outros sete vencedores do prêmio, para se encontrar com o presidente Emmanuel Macron e apresentar suas inovações para enfrentar os desafios das mudanças climáticas na agricultura e garantir a soberania alimentar.


A Elicit Plant foi selecionada entre os 3,2 mil projetos do France 2030 para apresentar ao Chefe de Estado suas inovações revolucionárias, cuja eficácia foi cientificamente comprovada e que já estão sendo implementadas internacionalmente para reduzir o consumo de água na agricultura arável e garantir a produtividade dos agricultores. "Vocês são uma ilustração do que precisa ser feito", enfatizou Emmanuel Macron, para incorporar o sucesso do plano França 2030.


Entre os dez objetivos prioritários definidos pelo presidente Macron, a agricultura ocupa um lugar de destaque. Como pedra angular da soberania econômica e alimentar, o setor agrícola requer atenção especial e um maior compromisso com a inovação. Diante da emergência climática, o objetivo é, mais do que nunca, fornecer aos agricultores soluções sustentáveis e eficazes capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros da agricultura.


O vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da Elicit Plant, Olivier Goulay, afirmou ser uma grande honra ver a Elicit Plant ser identificada como uma das principais empresas inovadoras de importância estratégica da França. “Nossa solução exclusiva abriu portas para nós em todo o mundo. Portanto, é uma honra e uma força motriz adicional para prosseguir com nossos esforços de inovação e desenvolvimento internacional a fim de ajudar os agricultores, em escala global, a enfrentar os desafios climáticos, especialmente em épocas de seca", explicou.


Fundada em 2017, a Elicit Plant está posicionada na vanguarda do setor de agrobiotecnologia com sua revolucionária tecnologia patenteada EliTerra®, baseada no aporte exógeno de fitoesteróis, um conjunto de moléculas derivadas de plantas que aumentam a resistência das plantas ao estresse ao ativar suas defesas naturais. Dessa forma, a empresa conseguiu superar um dos maiores obstáculos tecnológicos e científicos dos últimos 40 anos. A formulação exclusiva desse produto totalmente natural permite que os agricultores de todo o mundo melhorem a resistência das plantações ao estresse hídrico. Essa inovação abre caminho para uma agricultura mais sustentável e resistente em face do grande desafio das mudanças climáticas.


Depois de conquistar o mercado francês com seu primeiro produto Best-a dedicado ao milho, a empresa está acelerando seu crescimento no Brasil, na Ucrânia e em toda a Europa, graças às autorizações de comercialização para as culturas de girassol, palha de cereais e milho. Essas biossoluções permitem que as plantas reduzam seu consumo de água em 20% e aumentem sua resistência em épocas de escassez de água. Elas oferecem aos agricultores um retorno regular e substancial sobre seu investimento, com um ganho médio de rendimento de 12% em períodos de seca.


Para o diretor administrativo da empresa, Aymeric Molin, diante de uma emergência climática que está perturbando o equilíbrio e lançando uma sombra sobre o futuro da nossa agricultura, é chegada a hora de uma revolução adaptativa. “É imperativo agir, inovar incansavelmente, ousar forjar alianças sem precedentes entre a tecnologia e a natureza. Existem mais de 200 fitoesteróis diferentes, e cada um deles é específico ao estresse e à espécie. É a nossa plataforma tecnológica, chamada EliTerra®, que nos permitiu desenvolver nossas bio-soluções dedicadas ao milho, girassol e cereais de palha", explicou.


Já o CEO Jean-François Déchant contou que desde a sua criação, a Elicit Plant tem se comprometido com a inovação científica no mais alto nível para um futuro agrícola resiliente e próspero. “Nossa ambição é acelerar a transição ecológica do setor agrícola para lidar com o impacto das mudanças climáticas, conciliando o desempenho econômico, a soberania alimentar e o respeito ao meio ambiente. Essa história está sendo contada por meio de nossas inovações revolucionárias, que estão gerando retornos significativos sobre o investimento para agricultores na França e no Brasil. Nossa visão é acelerar a adoção de nossas soluções em escala internacional: até o final de 2023, mais de 50% de nossas vendas já terão sido feitas fora da França. A honra de sermos selecionados como uma das 8 empresas que sintetizam o sucesso do Plano 2030 nos inspira a prosseguir com nossos esforços incansavelmente", concluiu Déchant.


Para o futuro, a Elicit Plant pretende incorporar o espírito do France 2030. Esse ambicioso projeto, apoiado pelo governo francês e por investidores renomados, demonstra o melhor que a França pode alcançar ao combinar pesquisa e indústria para se tornar líder mundial na luta contra as mudanças climáticas no setor agrícola.

bottom of page